Como fazer um currículo atrativo usando o ChatGPT

Postado em 4 de mar de 2023
Loading...

Conseguir uma boa oportunidade no mercado de trabalho depende de ter um bom currículo.

Não apenas um currículo que se destaque pelas suas experiências e habilidades, mas que também seja bem escrito, organizado e entregue o que os recrutadores estão buscando.

Mas como fazer um currículo atrativo? Existe uma ferramenta que pode ajudar?

A resposta é: sim, existe. Com a ajuda do ChatGPT, uma inteligência artificial de geração de textos, você consegue escrever o seu currículo sem precisar quebrar a cabeça.

Neste artigo, você vai ver como fazer um currículo atrativo usando a inteligência artificial do ChatGPT para criar os textos por você.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

O que escrever no currículo?

O currículo nada mais é do que um resumo da sua trajetória profissional. Ele é um apanhado das suas experiências, aprendizados e objetivos de carreira.

Por isso, todos esses aspectos precisam constar neste documento. Confira abaixo uma listagem das seções que seu currículo precisa ter:

  • Informações de contato: onde você deixa seu e-mail, telefone, nome e local de moradia para que o recrutador tenha maneiras de contatar você.
  • Resumo: um texto curto informando quem você é enquanto colaborador, qual é sua trajetória, suas experiências, habilidades e objetivos de carreira.
  • Experiência profissional: uma listagem com as suas experiências profissionais mais recentes, contendo ano de atuação, empresa, cargo, descrição de atividades e resultados.
  • Formação: uma listagem com as suas formações, como curso superior e pós-graduação, contendo ano de formação, nome do curso e da instituição.
  • Cursos e certificações: uma listagem com as suas certificações e cursos livres, contendo ano de formação, nome do curso e instituição.
  • Idiomas: uma listagem com os idiomas que você domina ou que está estudando, contendo nível de fluência.
  • Habilidades e competências: uma listagem das habilidades comportamentais e competências profissionais que você possui.

Além disso, você também pode acrescentar uma listagem para descrever qualquer informação importante para sua trajetória profissional que não se encaixe em nenhuma das outras seções, como trabalho voluntário, interesses ou experiências no exterior.

🔵 Leia também: Profissões em alta em 2023: conheça as áreas mais promissoras

O que não colocar no currículo?

Além de existir uma lista de informações que devem aparecer no seu currículo, também existem informações que não precisam aparecer. Confira:

  • Foto: a foto não é uma informação essencial no currículo, então, se você não quiser colocar uma, não é necessário. Inclusive, recrutadores aconselham não colocar foto porque esse tipo de informação não é relevante para a contratação.
  • Endereço completo: também não é indicado colocar o seu endereço completo, apenas o bairro e a cidade onde mora. Não compartilhar esse tipo de informação é uma maneira de se manter seguro.
  • CPF, RG e números de documentos: aqui, cabe a mesma justificativa acima. Deixar os seus números de documentação de fora é uma medida de segurança.
  • Pretensão salarial ou salários anteriores: não incluir essas informações é uma estratégia importante para conseguir negociar o salário e benefícios.

E para além das informações acima, existem alguns cuidados extras a se tomar no caminho de como fazer um currículo atrativo. Veja:

  • Nunca minta no seu currículo. Pode até ser que o recrutador se interesse pelo seu currículo devido à mentira e você consiga ser contratado. Porém, pode não demorar até você ser descoberto e ficar com a imagem suja no mercado.
  • Tome cuidado com o excesso de informações. O ideal é que o seu currículo tenha entre uma e duas páginas.
  • Procure não deixar passar erros de português.
  • Não inclua informações irrelevantes ou polêmicas para o mercado de trabalho, como hobbies que não acrescentem à experiência profissional, religião e posicionamento político.

🔵 Leia também: Como escrever textos para postar no LinkedIn usando o ChatGPT

Como fazer um currículo atrativo usando o ChatGPT

Como você pode ver, um bom currículo precisa conter informações relevantes e completas sobre sua trajetória profissional.

Além disso, é preciso que você monte listas e escreva textos curtos.

Mas como fazer um currículo atrativo se você não tem familiaridade com a redação? Você pode contar com a ajuda de modelos prontos e, também, com a ajuda do ChatGPT.

O ChatGPT é uma ferramenta que ganhou muita notoriedade neste início do ano de 2023. Ele é uma plataforma de inteligência artificial para gerar textos que simulam a linguagem humana.

Em resumo, o ChatGPT funciona como um chat, onde você faz um pedido ou uma pergunta e recebe uma resposta ou um texto pronto.

Quer ver um exemplo? Na imagem abaixo, foi pedido que o ChatGPT escrevesse uma postagem para o LinkedIn contando uma experiência pessoal:

como fazer um curriculo atrativo 1

E da mesma forma como a plataforma pode escrever textos para postagens, ela pode escrever o resumo do seu currículo e as descrições das suas experiências profissionais.

Para pedir que o ChatGPT escreva o seu resumo do currículo, é importante que você tenha algumas definições primeiro. Como você viu, a ferramenta cria textos a partir de um comando, do prompt.

No prompt do exemplo acima, demos os detalhes de uma situação e fizemos o pedido, então a ferramenta conseguiu entregar um bom texto.

No caso do resumo do currículo, existem cinco pontos que não podem ficar de fora:

  1. Diga qual é a sua profissão, ou o cargo que generaliza sua profissão;
  2. Explicite seus anos de experiência;
  3. Fale sobre sua experiência, com o que você trabalhou;
  4. Cite suas conquistas e resultados;
  5. Estabeleça um objetivo profissional para aquela vaga.

Por exemplo, para o resumo de currículo de um profissional de desenvolvimento de software, por exemplo, poderíamos ter o seguinte prompt para o ChatGPT:

“Escreva um resumo para um currículo com, no máximo, 50 palavras escrito em terceira pessoa. O resumo deve conter as seguintes informações: desenvolvedor de software com 15 anos de experiência. Já trabalhou com projetos de finanças, entretenimento e biomedicina. Ajudou a construir softwares acessados todos os dias por profissionais de biomedicina. Está buscando uma oportunidade de ajudar pessoas através de seu trabalho”.

Assim, o texto entregue pelo ChatGPT seria:

como fazer um curriculo atrativo 2-1

Um detalhe importante é que o ideal é que esse resumo seja sempre personalizado para a vaga que você está buscando.

Além do resumo, você também pode pedir para o ChatGPT escrever as descrições de atividades de cada uma das suas experiências.

Nesse caso, o prompt poderia ser uma listagem das atividades que você exercia:

como fazer um curriculo atrativo 3

Tendo esses textos em mãos, você consegue montar o seu currículo dentro de um modelo pronto e potencializar a sua busca por uma boa oportunidade no mercado.

Esperamos que este conteúdo tenha sido de grande ajuda na sua busca por como fazer um currículo atrativo! Se sim, nos conte nos comentários!

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.