header-blog-do-EAD

Blog do EAD

Qual profissão seguir? Solucione essa dúvida com um teste vocacional!

Postado em 21 de mar de 2019

Escolher uma carreira profissional é tomar uma decisão que acompanha sua trajetória ao longo da vida. É eleger uma área na qual se investe boa parte do tempo e que diz respeito aos conhecimentos que se aprende e aplica pessoal  e profissionalmente. Aponta, ainda, para o perfil de pessoa cujo contato será mais comum. Ao escolher uma carreira, sim, você também escolhe um estilo de vida.

Mas como é possível saber se a combinação entre carreira e personalidade é compatível? Com o teste vocacional! E este é o assunto sobre o qual falaremos neste post: como funciona esse teste de faculdade, quais opções e o que leva em conta para dar o resultado? Confira na sequência!

 

Conhecendo a ferramenta

Um teste vocacional traz à tona as áreas de interesse do estudante a partir de uma avaliação do seu perfil. É uma ferramenta de autoconhecimento orientada para a jornada profissional, de acordo com características pessoais e psicológicas do candidato.

O teste para saber qual profissão seguir avalia como a pessoa se relaciona com os outros e com o mundo, seus interesses e motivações. Também identifica como a pessoa responde às demandas da vida e com o que se identifica. É um processo de investigação e descoberta.

 

Dica: saiba como descobrir sua profissão depois dos 25 anos

 

Os resultados revelam, então, quais profissões têm mais probabilidade de ser compatíveis com a personalidade do aluno. Isso facilita no momento de decidir qual carreira seguir.

Existem algumas opções de teste para saber qual faculdade fazer. Veja só:

 

Online

Esse tipo de teste vocacional para faculdade é, geralmente, gratuito e fácil de se encontrar na internet. Leva em conta características mais generalistas nas pessoas, como gostar de números ou não; saber escutar; e ser mais da prática ou da teoria. Veja um exemplo!

Nessa opção, é importante saber se o teste vocacional traz critérios científicos, preparados por psicólogos ou profissionais da área de autoconhecimento. Afinal, você quer dicas úteis para acertar na hora da escolha da melhor faculdade.

 

Acompanhado por profissional

Geralmente, essa opção de teste vocacional é mais individualizada e apresenta resultados aprofundados sobre a relação da pessoa com a carreira. Pode ser feito individualmente ou em grupo, desde que acompanhado sempre por um profissional da área — psicólogos e coaches.

Mas não se engane: o profissional não decide a sua carreira. Apenas orienta você para desvendar os caminhos que levam à decisão adequada, ok? Por essa razão, o teste vocacional também é chamado de orientação vocacional. O profissional que aplica o teste age como um orientador.

 

Conhecendo o perfil do estudante

Bom, depois de realizado o primeiro passo, que é o teste vocacional, o estudante se identifica como parte de alguma das grandes áreas do conhecimento. Confira quais são:

 

Humanas

É marcada por pessoas que gostam de se comunicar e propor reflexões sobre os indivíduos, seu papel na sociedade e as diferentes culturas. Trazem diferentes formas de pensar e um forte senso crítico. História, Psicologia, Comunicação e Filosofia são algumas das graduações na área.

As Ciências Humanas demandam muita leitura e produção de texto, por isso, os estudantes que se identificam com esse campo de estudos costumam ter mais facilidade com matérias como Português, História, Filosofia e Sociologia.

 

Biológicas

Essa é a grande área do conhecimento que explora os seres vivos, desde suas células, o meio ambiente e as demandas de saúde.

O perfil do estudante é marcado pela vontade de experimentação, curiosidade e observação. Geralmente, também são aventureiros e gostam de ajudar o próximo. Biologia, Medicina e Enfermagem integram as opções da área.

Nas Ciências Biológicas, os estudantes têm muitas aulas de campo e de laboratório, visando aprender tudo o que existe de relacionado com o meio ambiente e os seres vivos. Sendo assim, se você se identifica com essa área, prepare-se para muitas aulas práticas!

 

Leia também: Humanas, Exatas ou Biológicas: um pequeno guia para ajudar na sua escolha

 

Exatas

As Ciências Exatas englobam uma série de conhecimentos, como os da Engenharia, da Física e da Matemática. É uma área que demanda muito conhecimento de cálculo e facilidade com o raciocínio lógico.

Geralmente, são pessoas que optam por um curso de Exatas são mais objetivas e diretas. Têm interesse por raciocínio lógico, independentemente do assunto, e gostam de solucionar problemas.

Fazem parte dessa área as graduações de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Estatística, além das já mencionadas Matemática e Física.

 

Tecnológicas

Atualmente, também podemos classificar diversas profissões em um campo de conhecimento tecnológico. É o caso dos cursos de Ciências da Computação, Tecnologia da Informação e Design, entre outros.

Quem se identifica com essa área tem facilidade com novas tecnologias, gosta de explorar novos recursos e experimentar. Pode trabalhar com desenvolvimento de softwares, criação da páginas web e aplicativos para celular.

Para tanto, é necessário ter bons conhecimentos de Matemática e aprender linguagens de programação, como HTML, CSS, JavaScript, entre outras.

 

Escolhendo a profissão

O teste vocacional é uma bússola para as pessoas que desejam encontrar realização profissional. E quem escolhe uma carreira compatível com os próprios interesses e habilidades tem mais chances de se tornar um profissional de sucesso.

Isso não significa que você tenha que seguir à risca o resultado do teste vocacional. Você pode se dar bem em matérias de Humanas, mas querer cursar Engenharia, por exemplo. Isso é cada vez mais natural, afinal, nos interessamos por várias coisas ao longo da vida.

O mais importante é que você se sinta seguro e feliz com a sua escolha. Portanto, se, mesmo depois do teste vocacional, você ainda tiver algum tipo de dúvida em relação a qual profissão seguir, procure outras maneiras de aprender mais sobre cada profissão.

Agora que você já conhece o teste vocacional, existe outra pergunta que pode passar pela sua cabeça: escolher a profissão que dá dinheiro ou a que traz realização pessoal?

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!