O que fazer quando sua produtividade pessoal cai?

Postado em 18 de out de 2020
Loading...

Sentir que poderia fazer mais durante o dia é uma sensação comum, ainda mais para quem não está acostumado a gerenciar as próprias tarefas.

No entanto, isso não significa que você deve deixar as coisas como estão. A baixa produtividade pessoal impede que alcancemos nossas metas e faz com que deixemos de lado aquilo que importa — objetivos profissionais, família e qualidade de vida, por exemplo.

Continue a leitura para conhecer estratégias que vão te ajudar a aumentar a sua produtividade:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que significa produtividade pessoal

A produtividade pessoal é a capacidade de um indivíduo de realizar tarefas da forma mais eficiente possível, com menos recursos e mais foco na conquista de objetivos específicos. 

Neste sentido, o recurso principal que deve ser otimizado é o tempo. Usá-lo de forma produtiva envolve habilidades como autogestão, resolução de problemas e pensamento analítico.

É importante considerar que a produtividade pessoal não está relacionada apenas ao trabalho. Ela vale também para outros aspectos da vida, como os estudos, a prática de exercícios físicos, a dedicação a um hobby ou o cuidado com a família, por exemplo.

🔵Leia também: 10 exemplos de soft skills para você começar a desenvolver

Estratégias para aumentar sua produtividade pessoal

Confira algumas estratégias para incluir no seu dia a dia e aumentar a produtividade:

1. Priorize a sua qualidade de vida

A qualidade de vida é um grande indicador da produtividade. Pessoas que se alimentam mal, não praticam atividades físicas e nem possuem um hobby têm menos motivação para cumprir as pequenas obrigações do dia a dia (a lista de leituras ou um projeto pessoal, por exemplo).

Pode parecer clichê, mas a informação está amparada por pesquisas. Um estudo da Universidade de Brigham Young, nos EUA, revelou que quem tem hábitos alimentares ruins possui 66% mais de chance de ter uma queda na produtividade.

O mesmo acontece com os exercícios físicos. Não é à toa que diversas empresas adotam programas de atividade laboral para seus funcionários.

2. Identifique seus objetivos e organize-os

Você, provavelmente, possui alguma motivação pessoal que o levou a buscar este texto. Tirar um projeto da gaveta, ter mais horas livres, colocar o estudo em dia. Se não possui esse objetivo claro, determine-o! Com motivação pessoal, fica mais fácil parar de procrastinar e seguir na busca por cada uma das metas.

Falando em metas, elas são passos que levam à concretização desse objetivo. Se é voltar à graduação, por exemplo, as metas podem ser estudar para o vestibular e escolher uma boa instituição.

Não deixe na imaginação e coloque as metas e objetivos no papel. A cada etapa concluída, comemore e veja o quanto você pode progredir!

 

3. Estabeleça metas realistas

Metas são fundamentais para realizarmos nossas atividades, desde que sejam realistas. Quando estabelecê-las, leve em conta o seu potencial de produção e o tempo disponível para se dedicar a elas.

Uma dica é usar a tática do objetivo SMART, um acrônimo em inglês que ajuda a definir metas que sejam:

  • S (specific): específicas;
  • M (measurable): mensuráveis;
  • A (attainable): alcançáveis;
  • R (relevant): relevantes;
  • T (time based): que tenham um tempo determinado para serem executadas.

4. Conte com a ajuda da tecnologia

A tecnologia está aí para facilitar a nossa vida, incrementando a nossa produtividade pessoal. Destacamos algumas ferramentas que ajudam nessa tarefa:

  • Ferramentas do Pomodoro

A técnica do pomodoro é bastante conhecida. Ela divide o tempo que você se dedica a uma tarefa em períodos de 25 minutos. Cada período é marcado por um intervalo e cada ciclo de 3 períodos é separado por uma pausa maior.

Para colocar a técnica em prática, aposte em aplicativos de celular ou sites que marcam o tempo para você. Assim, você fica livre para se dedicar a uma tarefa.

  • Microsoft To Do

Se as atividades a serem feitas em um dia se perdem, o Microsoft To Do é para você. Na tela do celular, você cria listas de afazeres, ordena por prioridade, insere lembretes e cria atividades recorrentes, que se repetem em datas específicas.

Com o  Microsoft To Do você pode fazer lista de compras, organizar suas metas e objetivos, definindo o que será feito no momento. Gratuitamente, sem precisar de papel, caneta ou agenda.

🔵Leia também: 11 táticas de administração do tempo para facilitar o seu trabalho

5. Evite distrações

As notificações do celular são as grandes vilãs da produtividade pessoal. Quem nunca interrompeu uma atividade para dar uma olhadinha no Instagram?

Se você trabalha de casa, deixe o celular em outro cômodo nos momentos em que você precisa manter o foco. Se trabalha presencial, deixe-o na bolsa ou na mochila. E evite ao máximo deixar o WhatsApp Web aberto. Tudo para não cair na tentação de olhar as notificações. 

6. Descubra em qual período do dia sua produtividade é maior

Há pessoas que são mais produtivas pela manhã. Outras, de tarde ou de madrugada.

Saiba qual o momento do dia em que a sua produtividade é maior e deixe as tarefas mais complicadas para esses períodos. Nas horas restantes, você realiza as atividades que considera mais fáceis ou leves.

7. Analise se não há uma sobrecarga de trabalho

Às vezes a sensação de não ser produtivo é uma consequência de sobrecarga de trabalho. Será que você não conseguiu entregar aquela tarefa no prazo combinado por ter que realizar outras atividades ao mesmo tempo?

Antes de se cobrar pela falta de produtividade, reflita se ela não acontece por alguma situação atípica. Às vezes você teve que cobrir um colega que saiu de férias ou houve um layoff na empresa que levou à redistribuição de tarefas entre os colaboradores que ficaram.

Se esse for o caso, converse com o seu gestor. Veja se existe a possibilidade de delegar tarefas para outros colegas.

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão

Quantas das estratégias acima você já conhecia e aplicava na sua rotina?

Elas vão te ajudar a aumentar a sua produtividade pessoal no curto, médio e longo prazo. Mas não se cobre demais: é normal em um dia ou outro não nos sentirmos produtivos. O problema é quando esse sentimento se torna frequente.

Leia também
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!