Como usar a Glau, ferramenta de correção de redação automática

Postado em 3 de mar de 2023
Loading...

Você já conhece a Glau? É uma plataforma online que oferece correção de redação gratuita para estudantes. Se você está se preparando para o Enem, especialmente, essa ferramenta pode ser uma grande aliada nos seus estudos.

Esse site realiza a correção imediata da sua redação, identificando possíveis erros gramaticais e desvios de tema por meio de um serviço de inteligência artificial. 

Além disso, a ferramenta fornece sugestões para melhorar o texto, de acordo com as competências exigidas pelo Enem e a norma culta da língua portuguesa.

A Glau permite que o estudante envie quantas redações desejar para correção, sem limites de horário e sem nenhum custo. O site também mostra estatísticas e gráficos com a evolução do aluno à medida que novos textos são adicionados. 

Quer descobrir mais sobre essa ferramenta de correção de redação automática? Neste artigo, explicamos passo a passo como usar a Glau!

Aqui você acompanhar as seguintes etapas:

Descubra se o EAD é para você!

1. Acesse a Glau e crie sua conta 

O primeiro passo para usar essa ferramenta é acessar o site e criar uma conta. Para isso, basta clicar no botão “Comece agora, é grátis”. Você será direcionado para um página em que deve fornecer informações como nome, e-mail e nível de escolaridade. 

glau-correcao-de-redacao-automatica-1

2. Clique no botão “escrever” 

Com seu cadastro finalizado, você será direcionado para a página inicial da sua conta. Nela, você poderá conferir suas redações já enviadas, evolução e dicas de como melhorar suas notas. 

Contudo, a parte que mais nos interessa neste menu inicial é o botão “escrever”, localizado no canto superior esquerdo. 

Clicando nesse botão, você será direcionado para uma nova janela em que poderá começar sua redação.

glau-correcao-de-redacao-automatica-2

🔵Leia também: Como iniciar uma redação? Dicas práticas para uma boa introdução

3. Escolha o critério de avaliação 

Depois de clicar no botão “escrever”, você deverá escolher o critério de avaliação de sua redação. Se você está se preparando para o Enem, selecione o exame no quadro de opções e clique em “avançar”. 

glau-correcao-de-redacao-automatica-3

4. Escolha um tema para sua redação 

Após selecionar o critério de avaliação, você deverá escolher um tema para a redação no menu da lateral esquerda. Nesse espaço, você encontrará diversas opções de temática — algumas são de edições passadas do Enem e outras relacionadas a temas em alta. 

glau-correcao-de-redacao-automatica-4

Ao selecionar uma temática, você poderá acessar os textos motivadores para embasar sua redação. Depois disso, é só clicar em “avançar”.

🔵Leia também: Temas de redação para o Enem 2023 e vestibular: como se preparar?

5. Escreva sua redação no box da esquerda 

A partir daqui, você encontrará um box à esquerda para escrever sua redação. Ao longo da produção do seu texto, você verá estatísticas no canto direito da tela em tempo real. 

Depois de pronta, você deverá prosseguir para a avaliação da redação no botão “enviar”.

glau-correcao-de-redacao-automatica-5

🔵Leia mais: Veja dicas de como treinar redação com ChatGPT para o Enem

6. Veja sua nota 

Com sua redação enviada, dentro de alguns minutos, você receberá sua nota.

glau-correcao-de-redacao-automatica-6

Além da nota final, você também poderá conferir neste espaço os principais desvios cometidos na redação, como problemas de gramática e na estrutura do texto. 

glau-correcao-de-redacao-automatica-7

7. Verifique os pontos de melhoria e corrija o que for necessário 

Com todas as informações que a plataforma fornece, entre notas e estatísticas, você terá o que precisa melhorar seu desempenho na redação do Enem.

É possível enviar diversas redações e treinar sua escrita em torno de muitas temáticas, o que certamente o deixará mais perto da nota 1000. 

Lembre-se que a prática constante é a melhor estratégia para se sair na redação do Enem.

Leia também:

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!