O que escrever no e-mail para envio de currículo? Descubra aqui!

Postado em 5 de mar de 2023
Loading...

Encontrou a vaga perfeita para a sua carreira, mas não sabe exatamente o que escrever no e-mail para envio de currículo? Não se preocupe. Neste artigo, você vai descobrir!

Hoje em dia, além das plataformas de recrutamento e seleção, como a Gupy, uma forma bastante comum de entregar currículos é através do e-mail.

Você precisa anexar seu CV, escrever uma apresentação no corpo do e-mail e esperar pela resposta. Mas quais informações precisam constar nessa apresentação? Como escrever da melhor forma? E qual assunto escolher para o e-mail?

Todas essas dúvidas serão sanadas neste artigo! Confira:

Descubra se o EAD é para você!

O que escrever no e-mail para envio de currículo?

Enviar um currículo por e-mail é uma oportunidade única de deixar impressionado o setor de RH da empresa para a qual você está se candidatando.

Essa é praticamente uma versão tecnológica da entrega do CV em mãos. Ou seja, você tem a oportunidade de deixar uma boa primeira impressão no seu possível novo empregador.

Logo, é essencial que o e-mail para envio de currículo seja visto como muito mais do que o envio de um currículo. Ele é uma forma de já criar conexão com o recrutador.

Por isso, existem alguns cuidados que você precisa tomar na hora de escrever o e-mail.

O que escrever no assunto do e-mail para enviar currículo

O assunto do e-mail é o seu primeiro contato com o RH da empresa. Vai ser através do assunto que o recrutador vai ter uma primeira visão de você.

Algo a nunca se fazer é enviar apenas “CV” ou “Currículo” como assunto do e-mail. Isso porque é comum que o RH tenha mais de uma vaga aberta e isso pode confundir os recrutadores.

Procure usar as palavras-chaves da vaga para facilitar.

Digamos que você está se candidatando para uma vaga de analista de marketing em uma agência. Nesse caso, o assunto do e-mail precisa conter as palavras “analista de marketing” e “vaga”.

Veja alguns exemplos de como escrever o assunto do e-mail para enviar currículo:

  • “Vaga - Analista de Marketing”
  • “Currículo para vaga de Analista de Marketing”
  • “CV Joana da Silva – Vaga de Analista de Marketing”
  • “Analista de Marketing busca oportunidade na sua agência”

Um cuidado a se tomar na hora de escrever o assunto é o tamanho do texto. O ideal é que ele seja curto, tenha no máximo 60 caracteres.

🔵 Leia também: Profissões em alta em 2023: conheça as áreas mais promissoras

Apresentação para envio de currículo

Se o assunto é o seu primeiro contato com o recrutador, a apresentação escrita no corpo do e-mail para envio de currículo é a sua primeira conversa com ele.

Por isso, um grande erro seria escrever apenas uma frase como “Olá, envio currículo em anexo para vaga de analista de marketing. Obrigada!”.

Lembra da analogia que fizemos acima, sobre o e-mail substituir a entrega presencial do CV? Seria a mesma coisa que apenas deixar seu currículo em cima de uma mesa sem falar com ninguém.

Suas chances de contratação podem ser prejudicadas sem uma apresentação.

Por isso, em vez de apenas uma frase curta, reúna informações sobre você e sua trajetória que sejam relevantes para a vaga e escreva uma apresentação curta.

Com cerca de um parágrafo, você consegue mostrar quem é e abrir uma boa conversa com os recrutadores. Veja uma listagem do que precisa dizer na sua apresentação:

  • Seu tempo de experiência e cargo ocupado;
  • Uma breve trajetória, citando funções desempenhadas;
  • Sua motivação para se inscrever na vaga;
  • O que você espera da experiência, caso seja contratado.

E agora, veja um exemplo de como transformar esses pontos em um texto para o corpo do e-mail para envio de currículo:

Olá, tudo bem?

Me chamo Joana, sou analista de marketing e tenho sete anos de experiência com marketing digital. Atuei em agências de marketing e também dentro do setor de marketing de empresas trabalhando com redação e envio de e-mails, além de redação de artigos para blog. Estou enviando meu CV em anexo porque sempre quis trabalhar com marketing de influência e a vaga na sua empresa seria uma ótima oportunidade de começar. Espero que possamos crescer juntos!

Um abraço

Mas se você não tiver familiaridade com a escrita para redigir sua apresentação do zero, pode usar uma ferramenta de inteligência artificial no processo.

Se precisar de ajuda, use o ChatGPT

O ChatGPT é um chat que funciona com base em rede neural para responder perguntas e criar textos simulando a linguagem humana.

Ou seja, você conversa com a ferramenta e faz pedidos para ela, e ela responde com textos prontos. Para usar o ChatGPT para escrever sua apresentação, você precisa primeiro alimentar a ferramenta com informações. Isso significa que você precisa definir o que vai dizer no texto.

Veja o exemplo abaixo:

e-mail para envio de curriculo 1

Com a resposta pronta, você pode avaliar se é um texto assim que você deseja. Se não, pode fazer um novo pedido. Se sim, pode somente editar o necessário e colar no corpo do e-mail.

🔵 Leia também: Como fazer um currículo atrativo usando o ChatGPT

 

Assinatura no e-mail com informações de contato

Agora que você já tem a apresentação e o assunto do e-mail para envio de currículo definidos, existe um espaço para o qual precisa dar atenção: a sua assinatura.

A assinatura de um e-mail fica na parte inferior e contém informações importantes, como o seu nome e os meios de contato com você.

Dentro dos provedores de e-mail, existe um espaço onde você configura uma assinatura automática. Mas também é possível personalizar a assinatura cada vez que enviar um e-mail.

No caso do envio de currículo, é essencial que suas informações de contato estejam na sua assinatura, além de estarem no próprio CV. Assim, os recrutadores terão por onde entrar em contato para informar sobre o processo seletivo.

Veja um exemplo de como dispor as informações de contato na assinatura do e-mail:

Joana da Silva
00 98765-4321 (whatsapp)
00 3223-4554
joanadasilva@email.com

Quanto mais informações de contato você puder colocar, melhor. Mas além disso, esteja atento ao seu telefone e à caixa de SPAM do seu e-mail para não perder um retorno de vaga.

Nome do arquivo de currículo

Depois de passar pela apresentação, os recrutadores costumam partir direto para o arquivo de currículo anexado. Por isso, tenha certeza de que anexou seu CV antes de enviar o e-mail.

Além disso, utilize um nome adequado para o arquivo. O melhor é nomeá-lo usando o seu nome + a definição do arquivo. Ou seja: “CV - Joana da Silva”, por exemplo.

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Seu e-mail e foto de usuário merecem atenção

Por fim, um último cuidado a se tomar para criar um bom e-mail para envio de currículo é ter certeza de que o seu endereço de e-mail e foto de usuário são adequados.

Se você tem um e-mail que contém um apelido, como joaninha.lindinha1809@email.com, procure fazer um outro e-mail, utilizando um endereço mais profissional. O mais adequado é utilizar o seu nome e sobrenome e, se necessário, caracteres especiais, como hífen.

Também preste atenção à foto utilizada no e-mail. Procure utilizar uma imagem clara e adequada, que mostre seu rosto de maneira profissional.

Tomando todos esses cuidados, temos certeza de que você vai potencializar o seu e-mail para envio de currículos e chamar a atenção no próximo processo seletivo que participar!

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.