Currículo ou curriculum: como se escreve?

Postado em 25 de fev de 2023
Loading...

Se você está começando a busca por uma oportunidade no mercado de trabalho, já deve ter se perguntado sobre a maneira correta de escrever currículo. Ou será que seria curriculum?

A resposta curta é que ambas as formas estão corretas, a única diferença entre elas é que “currículo” é a forma aportuguesada da expressão “curriculum vitae”, em latim.

Ou seja, você pode utilizar a forma “currículo” ou “curriculum vitae” para se referir ao documento no qual coloca toda a sua jornada profissional.

Mas será que a diferença é apenas essa? Neste artigo, você vai descobrir se o correto é currículo ou curriculum e o que significa curriculum vitae.

Confira:

Currículo ou curriculum?
Como se escreve currículo?
Por que o nome “curriculum vitae”?

 


Currículo ou curriculum?

A maneira correta de escrever o nome daquele documento que usamos para participar de um processo seletivo pode ser tanto “currículo” quanto “curriculum vitae”.

A diferença entre elas é a língua na qual estão escritas.

“Curriculum vitae” é uma expressão em latim, muito usada no passado para descrever esse documento. Muitas vezes, essas palavras eram usadas como o título do currículo.

Por sua vez, “currículo” é a versão em língua portuguesa de “curriculum vitae”. Ou seja, ela é a tradução da expressão em latim.

🔵  Leia também: Profissões em alta em 2023: conheça as áreas mais promissoras

Como se escreve currículo?

Nos dias de hoje, a palavra “currículo” se tornou muito mais comum do que a expressão “curriculum vitae”, inclusive sendo mais indicado por gramáticos.

Isso significa que, embora “curriculum vitae” não esteja errado, é preferível que você utilize a palavra “currículo” para se referir ao documento.

Existe, também, um cuidado a se tomar para não misturar os dois vocábulos. O ideal é que você utilize apenas “currículo” ou “curriculum vitae”, nunca “currículo vitae” ou apenas “curriculum”.

Além disso, existe uma outra maneira de se referir ao documento: pela abreviação “CV”, que referenciaria a expressão “currículo vitae”.

Exemplos de uso de currículo, curriculum vitae e CV

Veja abaixo alguns exemplos de uso dos vocábulos:

  • Enviei meu currículo por e-mail;
  • Aquela vaga está pedindo um curriculum vitae;
  • Preciso imprimir meu CV para participar do processo seletivo.

Plural de currículo e curriculum vitae

Você também pode estar com dúvidas quanto ao plural dessas duas expressões. Por isso, vamos falar sobre elas abaixo:

  • O plural de “currículo” é “currículos”. Essa é uma forma muito comum na língua portuguesa. Para escrever o plural, apenas acrescentamos a letra s no final.
  • Já o plural de “curriculum vitae” é “curricula vitae”. Como estamos falando do latim, a forma de apresentar o plural é diferente. Nesse caso, a palavra “curriculum” vira “curricula” e a palavra “vitae” continua da mesma forma.

🔵  Leia também: Profissões que pagam bem nos EUA e no Brasil [Guia 2023]

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Por que o nome “curriculum vitae”?

A expressão “curriculum vitae” vem do latim e significa “trajetória de vida” ou “curso de vida”, sendo que a palavra “curriculum” significa “correr” e “vitae”, “vida”.

Nesse caso, o termo “correr” tem sentido de trajetória, de percorrer um caminho. Por isso, também utilizamos a palavra “currículo” para nos referirmos ao conteúdo de um curso, por exemplo.

Durante muito tempo, o vocábulo “curriculum vitae” era o termo escolhido para se referir ao documento do currículo.

Porém, hoje em dia, devido à existência do aportuguesamento e da preferência de gramáticos por ele, a tendência é que “curriculum vitae” se torne obsoleta.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você! Nos conte aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.