header-blog-do-EAD

Blog do EAD

Como organizar meu tempo para trabalhar, estudar e cuidar da família?

Postado em 27 de fev de 2019

Como organizar meu tempo? Provavelmente essa pergunta já passou pela cabeça de quem estuda, trabalha e cuida da família.

Diante de tantas atividades a serem realizadas no dia a dia, arrumar um tempo para organizar a vida soa como um grande desafio para qualquer pessoa. Isso acontece porque cada tarefa, seja trabalhar, estudar ou cuidar da família, exige uma atenção especial para sua execução.

No entanto, caso você esteja querendo saber se existe, de fato, uma fórmula de como organizar seu tempo, daremos algumas dicas neste post. Acompanhe!

 

1. Identifique como você gasta seu tempo

Muitas vezes, reclamamos de falta de tempo mas, na verdade, o que falta é entender como o tempo é aplicado.

Durante uma semana, anote todas as suas atividades diárias, desde o momento em que você acorda até a hora de ir dormir. Os detalhes são importantes: tempo na internet, redes sociais ou assistindo séries devem fazer parte desse levantamento.

 

Leia também: Ainda dá tempo de estudar para o vestibular!

 

Depois, analise quantas horas por semana você gasta com atividades supérfluas. Não quer dizer que você vai eliminar por completo essas atividades, apenas que você vai passar a priorizar melhor seus afazeres, ok?

 

2. Crie um planejamento e tire-o do papel

Por mais óbvia que essa dica pareça, é sempre bom reforçar a importância de ter um planejamento na ponta do lápis. Para isso, liste suas atividades diárias e as encaixe em horários específicos para realizá-las, a depender da sua rotina.

Utilize materiais como agendas para montar um cronograma de estudos, ou aplicativos que possam organizar tarefas por ordem de prioridade. Vamos discutir como no próximo tópico!

A ideia é ter uma visão geral de tudo aquilo que você tem a fazer. Assim, é possível distribuir as tarefas dia a dia sem sobrecarregar sua rotina. Além disso, planejando com antecedência, você pode prever até momentos de descanso, em que você vai se dedicar única e exclusivamente a si mesmo.

 

3. Priorize cada atividade

Sabemos que todas as atividades são muito importantes e, diante disso, saber como organizar seu tempo pode parecer desafiador, embora não precise ser. 

Se você está em época de provas na faculdade, organize-se para estudar em mais períodos, como no transporte público, a caminho do trabalho, ou no horário de almoço, por exemplo.

O mesmo vale para o emprego. Se existem entregas a serem realizadas, planeje sua rotina para iniciar mais cedo no trabalho, evitando chegar com atraso na faculdade.

A família é sua prioridade, por isso, adeque suas atividades para continuar dando a devida atenção sem comprometer os seus estudos. Uma graduação a distância pode ser a solução ideal para que você passe mais momentos com a sua família sem deixar de se qualificar para o mercado de trabalho.

 

4. Monte um calendário

Se a pergunta principal é “como organizar meu tempo?”, te daremos mais uma resposta: por meio de um calendário.

Liste todas as suas atividades diárias, enumerando datas especiais, como provas na faculdade, alguma entrega no trabalho ou reunião na escola dos filhos. Isso permitirá que você planeje melhor o seu tempo e evite esquecer qualquer um dos seus compromissos.

 

Confira: Administração do tempo no trabalho: como dar conta de tudo?

 

Você pode organizar a rotina utilizando um calendário próprio, seja de papel ou digital. Lembre-se de que o celular deve ser usado com sabedoria para evitar distrações!

O calendário vai ajudar a organizar seu tempo ao longo do ano e evitar aqueles períodos de estresse, em que há mais atividades a realizar do que horas no dia.

 

5. Coloque em prática uma rotina especial para o estudo

Você provavelmente já ouviu falar em um “cantinho para o estudo”. Essa estratégia pode ser realmente efetiva para organizar o seu tempo.

Escolha um local tranquilo, livre de ruídos e com todos os materiais necessários para o estudo. Assim, você se concentra mais e evita deslocamentos que comprometam sua atenção.

Tornar o período de estudos um hábito é essencial para que você não deixe as matérias acumularem. Estabeleça dias e horários fixos para estudar e comunique à sua família que, nesses períodos, você precisa de silêncio e tranquilidade.

Se estudar em casa não for uma opção, procure por uma biblioteca ou então um coworking com espaços reservados.

 

6. Faça pausas

Para manter a produtividade, é essencial gerenciar o tempo de forma estratégica. Sempre que concluir uma tarefa, faça uma pausa para arejar as ideias e recobrar a atenção. Então, volte com concentração total.

As pausas também devem ser feitas nos estudos. Se existe um exercício que você não consegue resolver, por exemplo, pare um pouco.

Ouça uma música ou saia ao ar livre para se distrair. Respire profundamente algumas vezes para oxigenar o cérebro e depois volte para concluir seu exercício.

Essas paradas estratégicas permitem que o cérebro descanse e evitam que você fique ansioso ou estressado.

 

7. Agrupe tarefas semelhantes

Quando você tem várias tarefas parecidas a fazer, o melhor é agrupá-las em um único dia. Um bom exemplo é responder a e-mails ou realizar telefonemas.

Cada vez que você muda de atividade, seu cérebro precisa se adaptar, o que consome mais tempo e atenção. Por outro lado, se todas as tarefas são parecidas, você segue com o mesmo raciocínio. Portanto, sua mente não se dispersa.

Se sua atenção fica concentrada por mais tempo, você realiza as atividades com maior velocidade. Assim, “sobram” horas no seu dia.

 

8. Pare de vez em quando

Diariamente, vemos dezenas de artigos na web falando da rotina de CEOs de sucesso e dando dicas de como seguir o “exemplo”. Levantar às 4h, ler três jornais antes do café da manhã, praticar atividades físicas, ser um super profissional e ainda o pai herói ou a mãe heroína. Difícil, não é?

Ter momentos em que você não precise se preocupar com nada é essencial para recarregar as energias e manter a mente e o corpo sãos. É nos momentos de descontração que temos as melhores ideias, que resolvemos aqueles problemas que pareciam sem solução e que conseguimos olhar para nós mesmos como seres humanos. E isso é essencial.

Curtiu essas dicas? Não deixe que elas fiquem aqui. Compartilhe com seus amigos e faça o conhecimento circular!

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!