header-blog-do-EAD

Blog do EAD

Como fazer um currículo que vai te colocar nas melhores empresas do Brasil?

Postado em 9 de set de 2019

Quer causar uma boa impressão nas melhores empresas do Brasil? Comece fazendo um bom currículo!

O currículo é a primeira impressão que um profissional deixa para a empresa na qual deseja trabalhar, portanto, deve ser claro, assertivo e corresponder às expectativas do contratante.

Siga com a leitura e saiba como fazer um currículo matador!


Primeiro de tudo: currículo ou curriculum?

A palavra “curriculum” vem do latim e significa trajetória. Somado ao termo “vitae”, quer dizer trajetória de vida. Nesse sentido, ele traz o histórico acadêmico e profissional da pessoa em ordem cronológica descendente, ou seja, da mais recente para a mais antiga.

Tanto faz escrever currículo ou curriculum, pois ambos termos estão corretos. O primeiro é na língua portuguesa, o segundo em latim. Muitos profissionais preferem manter a tradição do currículum vitae, enquanto outros dão maior importância à legibilidade do conteúdo do documento, priorizando todas as palavras em português.

A estrutura de um currículo

Buscando na internet, você encontrará uma série de modelos de como fazer um currículo. Embora esses exemplos sirvam como base, é importante que você conheça o perfil da empresa na qual pretende trabalhar e personalize tanto o design quanto o conteúdo para a vaga pretendida.

Uma empresa da área financeira dará mais atenção a um currículo formal, enquanto uma agência de publicidade priorizará um currículo mais dinâmico e criativo.

Seja qual for a forma de apresentação, as informações que devem constar no currículo são muito semelhantes para todos os profissionais. Veja:

Dados pessoais

Nome completo, idade, informações de contato e cidade em que reside são os pontos principais a serem colocados. Se você tem disponibilidade para viagens ou mudança de cidade, deixe essa informação em destaque.

Objetivo profissional

Evite ser prolixo ou inserir vários cargos ou funções. Personalize o objetivo profissional do seu currículo de acordo com a vaga para a qual está se candidatando.

: auxiliar de escritório, motoboy, auxiliar de serviços gerais, assistente administrativo.

✔: assistente administrativo.

Formação acadêmica

Aqui você colocará sua trajetória educacional. Não é necessário listar o ensino fundamental e médio se você já tem faculdade. Neste caso, parta direto para a formação universitária, mencionando a instituição, curso, ano de início e conclusão do curso.

Caso ainda não tenha ingressado no ensino superior, mencione o ensino médio, citando o colégio e ano de conclusão.

Formação complementar ou cursos extracurriculares

Nesta seção são inseridos os cursos que você possa ter feito além da formação tradicional (ensino fundamental, médio e superior) e que sejam relevantes para o cargo que você busca.

Não adianta dizer que você fez curso de marcenaria se está pleiteando uma vaga como analista de gestão de pessoas, por exemplo.

Experiência profissional

Esta é uma das etapas mais importantes de como fazer um currículo, pois é onde você insere sua experiência profissional, isto é, os cargos e atividades que você exerceu nos últimos anos.

Leia também: Por que fazer faculdade se você já está no mercado de trabalho?

Quem está em início de carreira pode citar estágios, programas de trainee e trabalhos voluntários que demonstrem que já atuou na área pretendida. Profissionais com mais tempo de mercado devem citar as experiências mais recentes, mencionando a empresa, cargo ocupado e realizações.

Aqui, é importante ressaltar resultados obtidos, projetos liderados e promoções recebidas. A menção ao cargo geralmente já explica bastante bem aos recrutadores quais eram as atividades desempenhadas.

Como se destacar com seu currículo

Você deve ter percebido que um currículo simples é a melhor maneira de impactar positivamente um recrutador. Isso porque esses profissionais recebem centenas de currículos e estão atentos a quem é claro e assertivo na disposição das informações.

Caso você queira complementar seu currículo e se destacar entre outros candidatos, escreva uma carta de apresentação. Nela você pode mencionar mais detalhadamente sua experiência de forma narrativa, dizer porque gostaria de trabalhar nesta empresa em particular e mencionar outros dados que considere relevantes, como intercâmbios, experiências internacionais, entre outros.

Recrutadores querem pessoas que vão direto ao ponto. Se eles tiverem qualquer tipo de dúvida ou curiosidade, vão perguntar a você no momento da entrevista de emprego.

Curtiu saber como fazer um currículo para entrar nas melhores empresas do Brasil? Aproveite e compartilhe este post com amigos e colegas que também estejam em busca de um novo emprego!

 

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!