Por que não existe Medicina EAD no Brasil?

Postado em 1 de mar de 2023
Loading...

Não é possível fazer a faculdade de Medicina EAD no Brasil devido às características do curso: duração extensa, aulas práticas em laboratórios e internato em hospitais.

Tudo isso exige a presença do estudante na instituição de ensino, que deve oferecer uma infraestrutura completa para garantir uma boa formação profissional.

Isso não significa que algumas disciplinas não possam ser realizadas online. Entenda os detalhes a seguir.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

O que diz o MEC sobre o EAD em Medicina

Apesar da portaria nº 4.059/2004 permitir que 20% da carga horária seja realizada a distância nos cursos presenciais, o Ministério da Educação (MEC) não autoriza a oferta da faculdade de Medicina EAD, com 100% das aulas remotas.

Quando há a oferta de disciplinas online, as aulas são teóricas. Há instituições que também oferecem laboratórios virtuais e recursos de realidade aumentada para os estudantes, que chegam mais bem preparados para realizar atividades práticas em sala.

A impossibilidade de oferecer um curso de Medicina EAD é explicada pelos seguintes motivos:

  • A extensa carga horária do curso (mínimo de 7.200 horas, distribuídas ao longo de 6 anos) com um grande volume de aulas práticas que exige dedicação exclusiva do estudante;
  • A realização de atividades práticas em laboratórios;
  • A obrigatoriedade de fazer internato em hospitais, policlínicas ou unidades básicas de saúde. Esse tipo de atividade deve representar 35%, no mínimo, de toda a carga horária do curso;
  • A possibilidade de o estudante ter que fazer plantões e rodízios de turno no internato;
  • A pressão do Conselho Federal de Medicina (CFM) para garantir a qualidade da formação do profissional, que vai trabalhar em contato com pessoas.

Em 2016, o então deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB/MG) apresentou o projeto de lei 5.414, que propõe proibir o incentivo do desenvolvimento e oferta de cursos de graduação EAD na área da saúde.

Para isso, seria alterado o artigo 80 da Lei nº 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que diz: “o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.”.

O PL 5.414/2016 sugere incluir no texto a seguinte frase: “salvo nos cursos de formação da área da saúde.”. O projeto ainda está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) na Câmara dos Deputados.

🔵 Leia também: Profissões em alta em 2023: conheça as áreas mais promissoras

Outros cursos na área da Saúde que não existem em EAD

Além do CFM, outros conselhos profissionais na área da saúde pressionam o MEC para não autorizar a oferta de graduações à distância. Para as entidades, “não é possível desenvolver o lado humano do cuidado em saúde sem o contato direto com o paciente”.

Os cursos na área da saúde que não podem ser feitos no formato EAD são:

  • Enfermagem;
  • Fonoaudiologia;
  • Medicina Veterinária;
  • Odontologia;
  • Psicologia.

Em julho de 2022, o MEC havia autorizado a abertura do primeiro curso de Psicologia EAD do país, mas recuou após pressão do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Fora da área da saúde, a graduação em Direito também não pode ser ofertada no formato EAD.

Cursos semipresenciais na área da Saúde

Apesar de não existirem cursos 100% à distância, é possível fazer uma graduação semipresencial em algumas áreas da saúde.

Nessa modalidade, o estudante se divide entre aulas online e presenciais.

Ele deve ir até a instituição de Ensino Superior algumas vezes na semana ou no mês para encontros previamente agendados pelo professor.

Conheça cinco cursos na área da saúde autorizados pelo MEC que você pode fazer na modalidade semipresencial:

1. Biomedicina

Este é um curso de bacharelado que prepara o estudando para trabalhar com diagnósticos de doenças que afetam o corpo humano, identificando a causas e criando tratamentos eficazes.

Diferentemente do médico, que pode realizar cirurgias e prescrever medicamentos, o papel do biomédico é descobrir e estudar os causadores de doenças, pesquisar como essas patologias se desenvolvem e buscar respostas para a criação de tratamentos, medicamentos e vacinas.

🔵 Leia mais: O que estuda a Biomedicina e quais as áreas de atuação profissional

2. Educação Física

O curso de Educação Física é oferecido como bacharelado e licenciatura, e é direcionado para quem se interessa por esportes, saúde e qualidade de vida.

Nos quatro anos de faculdade, o aluno aprende sobre o corpo humano, tendo aulas de anatomia, fisiologia, química e biomecânica. Além disso, compreenderá as práticas de movimentos, por exemplo, dança, esportes, lutas e jogos.

🔵 Leia mais: Educador Físico: o que faz, quanto ganha e faculdade

3. Estética e Cosmética

O curso de Estética e Cosmética é sobre autoestima, saúde e qualidade de vida.

Durante o curso, o aluno é capacitado para atuar em cinco áreas: embelezamento pessoal, terapia capilar, terapias complementares e integrativas, estética facial e estética corporal.

🔵 Leia mais: Tudo sobre Estética e Cosmética: um guia rápido para estudantes

4. Nutrição

Cursar Nutrição é estar em contato com temas como saúde, bem-estar, autoestima e alimentação equilibrada.

No curso de Nutrição, o aluno aprende sobre Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, além de delimitado curricular como Dietética, Avaliação Nutricional e Composição de Alimentos.

🔵 Leia mais: Nutrição: o que é, curso e mercado de trabalho

4. Fisioterapia

Na graduação em Fisioterapia, o aluno aprende sobre anatomia, seu funcionamento, patologias e tratamentos. As aulas teóricas são complementadas com momentos práticos.

🔵 Leia mais: Como é o curso de Fisioterapia EAD? Tire suas dúvidas agora!

5. Gestão Hospitalar

O curso tecnólogo em Gestão Hospitalar prepara o aluno para ser o responsável pelo gerenciamento de recursos, pessoas, suprimentos, equipamentos, qualidade e diversos outros serviços para o atendimento ao paciente de forma eficiente e eficaz em instituições de saúde.

🔵 Leia mais: Gestão hospitalar: o que faz quem trabalha na área?

Como escolher uma faculdade EAD

 

Olívia Baldissera

Por Olívia Baldissera

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo do Blog do EAD.