EAD

Como escolher uma faculdade EAD

Postado em 22 de mar de 2021
Loading...

As vantagens de fazer uma graduação a distância são várias: relação custo-benefício, maior flexibilidade, não ter que se deslocar ao campus todos os dias e facilidade para conciliar a vida acadêmica e profissional.

Mas, afinal, como escolher uma faculdade EAD que atenda os seus objetivos?

Há diversos fatores que você deve considerar antes de fazer sua matrícula. A instituição de ensino é respeitada na sua região? Os cursos de graduação são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)? Qual a metodologia de ensino? É possível frequentar o campus ou os polos EAD para complementar as atividades do ambiente virtual de aprendizagem (AVA)? Os professores são capacitados?

Tudo isso deve ser analisado para que, ao ingressar, você tenha uma experiência acadêmica completa e recompensadora ao se formar. Veja o que analisar para escolher uma faculdade EAD:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Entenda como é fazer faculdade EAD

Se engana quem pensa que estudar de casa é mais fácil do que presencialmente. A flexibilidade de uma faculdade EAD exige maior responsabilidade dos estudantes para lidar com a demanda de materiais e com os prazos propostos.

Isso acontece por causa das particularidades da faculdade EAD:

Formas de ingresso mais flexíveis

Uma das maiores vantagens ao escolher uma faculdade EAD é a flexibilidade nas formas de ingresso. Você pode optar pelo vestibular agendado, que dá a liberdade para realizar a prova no dia e horário que achar mais oportuno.

Você trabalha a semana toda e não pode fazer a prova em horário comercial? Sem problemas. É possível agendar para que ela seja feita no período da noite ou até mesmo durante o final de semana.

Outra maneira de ingressar nas faculdades EAD é por meio da nota do Enem ou do Encceja. O aluno pode ganhar até 100% de bolsa caso tenha a nota necessária exigida pela instituição de Ensino Superior.

Também há benefícios para ex-alunos da instituição, para quem procura uma segunda graduação ou para aqueles que decidem pela pós-graduação para se manterem atualizados ou mudar de carreira.

O ideal é que você entre em contato com a instituição de Ensino Superior para se informar sobre as formas de ingresso adotadas.

Aulas online e dinâmicas

Nas faculdades EAD, as aulas são disponibilizadas em uma plataforma digital, o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que reúne todos as disciplinas do curso em um só lugar. Dessa forma, você pode acessá-las quando e de onde quiser, no horário que achar mais conveniente para seu estudo, desde que tenha acesso à internet.

Além das aulas, o AVA mostra diversos materiais complementares, como textos, vídeos, infográficos e atividades para tornar a experiência de aprendizagem ainda mais rica. Nele é possível participar de discussões em fóruns internos com os colegas e tirar dúvidas com os tutores.

Apesar de grande parte das aulas ser online, é preciso comparecer à instituição de ensino ou ao polo EAD para realizar as provas. Assim, a ida ao campus se torna uma ótima oportunidade para interagir pessoalmente com os colegas e professores, além de aproveitar a estrutura da instituição – como bibliotecas, laboratórios e salas de estudo – sempre que achar necessário.

Cronograma de ensino personalizado

Uma faculdade EAD permite organizar e gerir os próprios horários de estudos, já que os conteúdos apresentados nas aulas online ficam disponíveis 24 horas por dia no AVA.

Dessa forma, se estudar durante a semana fica corrido por causa do trabalho, você pode reservar algumas horas para se dedicar aos estudos durante o final de semana – em um curso presencial isso não é possível, já que as aulas acontecem em um horário pré-estabelecido, de forma síncrona.

🔵Leia também: Como estudar no EAD? Essas 14 estratégias vão te ajudar!

Decida qual graduação você vai cursar

Existem centenas cursos oferecidos a distância, divididos entre as ciências Exatas, Humanas, da Saúde, Agrárias e Sociais Aplicadas. Em todas é possível fazer uma graduação nos formatos tecnólogos, bacharelado e licenciatura.

Os cursos tecnólogos têm duração de 2 a 3 anos e são voltados para o mercado de trabalho de uma forma mais específica e técnica. O estudante aprende questões mais práticas da profissão escolhida, sem tanta abrangência como no bacharelado.

O bacharelado tem duração de 4 a 5 anos e o conteúdo estudado é mais abrangente. Ou seja, o profissional que se tornou um bacharel pode ocupar vários cargos dentro da mesma área do conhecimento.

Já as licenciaturas duram entre 3 ou 4 anos e formam professores para o Ensino Fundamental e Médio. Os profissionais de licenciatura tem algumas restrições para atuar em outra área que não seja a educação ou pesquisa.

Passos para escolher uma graduação EAD

Definir qual rumo tomar na vida acadêmica é um passo muito importante para jovens e adultos que estão ingressando no Ensino Superior. Mas é melhor seguir na área que sempre sonhei – abrindo mão de possíveis facilidades no mercado de trabalho – ou focar em formações que dão mais retorno financeiro?

Alguns passos podem ajudar na hora de você escolher o curso que mais se adequa aos seus objetivos. Vamos a eles:

  1. Faça uma reflexão sobre quais áreas você mais gosta. Humanas? Exatas? Biológicas?
  2. Avalie suas habilidades pessoais;
  3. Enumere suas prioridades e expectativas;
  4. Trace mentalmente que tipo de futuro você almeja ter;
  5. Conheça a fundo cada curso. Aqui no Blog do EAD você encontra uma série de artigos sobre os cursos de graduação e um guia de profissões;
  6. Estude o mercado de trabalho;
  7. Converso com colegas e profissionais que já tenham carreira na área pretendida.

Analise a história e o renome da instituição

Como cada instituição de ensino se mantém no mercado? Por meio da sua reputação.

Por isso, antes de ingressar em uma faculdade EAD, faça uma análise sobre a história da universidade ou do centro universitário. Há quanto tempo ela está em funcionamento? Seus cursos são reconhecidos pelo MEC? O corpo docente é formado por professores com mestrado e doutorado?

Outra dica valiosa é conversar com colegas e conhecidos que já tenham passado pela instituição. Caso não conheça ninguém por perto que tenha estudado na faculdade, pesquise notícias antigas, comentários nas redes sociais e avaliações no ReclameAqui. Vale conferir a nota da faculdade no e-MEC, rankings das melhores instituições e relatos no próprio site da universidade.

Os rankings de melhores instituições de Ensino Superior mais relevantes são:

Conheça as faculdades EAD da sua região

Uma faculdade EAD localizada na sua cidade ou estado está ligada às necessidades da sua região, aproximando o aprendizado da sua realidade. Essa proximidade também facilita a realização de estágios e a entrada no mercado de trabalho.

E lembre-se dos encontros presenciais, que podem ocorrer uma vez por semana, uma vez a cada quinze dias ou uma vez por mês. O MEC exige que todo curso EAD tenha momentos presenciais para realização de provas, atividades em laboratório, estágios e projetos de extensão.

🔵Leia também: Conheça as vantagens e desvantagens do EAD

Confirme se a faculdade EAD é reconhecida pelo MEC

Antes de mais nada, é preciso ter certeza se o curso que você deseja é reconhecido pelo MEC e se foi bem avaliado pela pasta.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC responsável pelo reconhecimento das instituições de Ensino Superior, avalia cursos presenciais e EAD com os mesmos critérios.

Portanto, a maneira mais eficaz de confirmar se a sua graduação será formalmente aceita depois de finalizada é consultando o e-MEC, plataforma que reúne informações sobre a regularização das operações de cada faculdade, centro universitário e universidade do Brasil. Aqui você encontra um passo a passo para consultar o e-MEC.

Para que uma instituição de ensino esteja apta a ofertar cursos da modalidade EAD, é preciso que ela solicite um credenciamento específico para a União. Há alguns critérios a serem seguidos, de acordo com o Decreto 5.622/052. São alguns deles:

  • Avaliações de estudantes;
  • Estágios obrigatórios, quando previstos na legislação;
  • Trabalhos de Conclusão de Curso, quando previstos na legislação;

🎓Confira uma lista de universidades e centros universitários que oferecem graduações EAD reconhecidas pelo MEC e com altos índices de aprovação da pasta:

Pesquise sobre a metodologia de ensino e os professores

Outro aspecto importante a se analisar é a metodologia de ensino adotada pela instituição. Isso significa conhecer a estrutura da faculdade, os materiais adotados e a maneira como os professores são avaliados para fazer parte do corpo docente.

Um dos critérios adotados pelo MEC para avaliar a qualidade do ensino de uma graduação EAD é a formação de seus professores. O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que o corpo docente de uma faculdade tenha ao menos 35% de seus professores titulados como doutores.

Portanto, ao analisar a instituição, lembre-se de verificar se os professores são qualificados para a função. Quanto maior o número de professores doutores em uma universidade ou centro universitário, maior a qualidade do ensino.

Há também mais um fator determinante: as melhores faculdades EAD trabalham com uma metodologia ativa que incentiva o estudante a desenvolver seu aprendizado para além das salas de aulas virtuais.

E como isso é possível? Por meio de atividades extracurriculares, fóruns de discussão, encontros presenciais, networking entre colegas de turma, projetos de extensão e oportunidades de estágio.

🔵Leia também: Diferenças entre presencial, semipresencial e EAD

Se possível, faça uma visita ao campus e ao polo EAD

Independentemente da escolha por um curso presencial ou por uma faculdade EAD, fato é que temos tendência a confiar mais naquilo que conhecemos pessoalmente, não é mesmo?

Por isso, depois de analisar todos os fatores essenciais para escolher uma faculdade EAD, uma visita ao campus pode ser o que faltava para decidir pelo ingresso em determinada universidade.

Conheça os laboratórios de pesquisa e as bibliotecas, converse com funcionários e outros alunos, troque ideia com os professores e faça uma análise geral da estrutura.


Além de analisar os pontos acima, é preciso focar no mais importante: valorizar a sua formação como estudante universitário.

Tenha em mente que seu diploma deve valer para além de tudo que você aprendeu com as aulas e com o auxílio dos professores e tutores. Ele deve representar um aprendizado de vida. 

Uma faculdade EAD é boa de verdade na medida em que você a leva a sério. E um bom profissional é aquele que trabalha com o que acredita, por isso escolha um curso que tenha a ver com o futuro que você deseja para si.

Como escolher uma faculdade EAD

 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!