header-blog-do-EAD

Blog do EAD

Como passar no vestibular depois de anos sem estudar?

Postado em 4 de fev de 2019

Realizar provas em busca de vagas na graduação é comum na vida de estudantes que estão na reta final do Ensino Médio e que sabem bem o que cai no vestibular. Mas, e quem precisa encarar esse desafio após anos sem estudar?

O tempo longe dos estudos não precisa ser visto como impeditivo. Neste post, trazemos algumas dicas para mostrar como recuperar o que você aprendeu quando ainda estava no colégio e descobrir como passar no vestibular e encarar a prova sem medo!

 

1. Oriente-se pelo edital

Uma das dificuldades é saber quais os conhecimentos mais cobrados em uma prova de vestibular. Sem essa informação, a sensação é de que recuperar o que foi aprendido é algo muito difícil de se fazer.

Ao consultar o edital, você verá quais as áreas que a prova abrange. Os processos seletivos mais tradicionais apresentam questões sobre Ciências Humanas e Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. Conferir as especificidades da prova que você realizará é o primeiro passo para orientar seus estudos e descobrir como passar no vestibular.

2. Consulte provas de anos anteriores

O edital é apenas o primeiro indicador para que você descubra o que estudar para o vestibular. Para ter mais clareza quanto a isso, você deve consultar provas de anos anteriores por meio de buscas na internet.

Essa consulta permite que você conheça as temáticas mais recorrentes do teste e se familiarize com o estilo da prova (formato das questões, linguagem, utilização ou não de recursos como charges e gráficos, etc).

Você também pode responder às questões como forma de testar os seus conhecimentos. O gabarito também costuma ser disponibilizado online e, ao conferir as respostas, você descobrirá eventuais dificuldades que demandem mais tempo de estudos.

3. Monte um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma boa dica para você que quer descobrir como passar no vestibular. Sabendo quais conteúdos você precisa estudar, o próximo passo é gerenciar seu tempo para fazer suas leituras e exercícios com tranquilidade até o dia da prova.

Assim, o cronograma também funciona como aliado contra o estresse pré-prova. O planejamento de estudos contribui para que você tenha clareza de que terá tempo o suficiente para recuperar o que aprendeu e partir em busca de uma vaga no Ensino Superior.

Você pode recorrer à boa e velha agenda de papel ou buscar soluções mais tecnológicas, como o Google Agenda ou utilizando outra ferramenta para a criação de um cronograma online.

4. Busque materiais de estudo online

Acompanhando nossas dicas neste post, você percebeu que a internet é uma boa fonte de respostas para a pergunta "como passar no vestibular?".

Há uma variedade de materiais de estudo disponíveis online. Fazendo buscas simples, você encontrará apostilas, videoaulas em sites especializados e em canais do YouTube, além de fóruns para troca de dicas e resoluções de questões.

5. Aposte em apps de estudos

Se você está familiarizado com o universo digital dos aplicativos, vai gostar de saber que existem soluções especialmente desenvolvidas para mostrar a você como estudar para o vestibular.

Um desses apps é o estuda.com que está disponível para uso diretamente pelo computador ou para download em seu smartphone. Nele, você encontra questões e simulados de provas do Enem ― o Exame Nacional do Ensino Médio ― e de outras provas do país.

E ainda, no app você pode acompanhar o seu desempenho e descobrir como passar no vestibular se dedicando mais às áreas em que você apresentar mais dificuldades.

Pronto para ingressar na universidade? 

 

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!