header-blog-do-EAD

Blog do EAD

Você sabe o que significa vestibular? Descubra neste post!

Postado em 24 de jan de 2019

O término do ensino médio marca o início de um novo ciclo na vida dos estudantes: a entrada na universidade. Um dos principais mecanismos de acesso à educação superior, em pleno funcionamento, é o vestibular! E, você, sabe o que significa vestibular?

Você pode não estar tão familiarizado com o termo, já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem ganhado bastante evidência nos últimos anos. Mas saiba que o vestibular é um tradicional processo de seleção de candidatos interessados em uma vaga no ensino superior. Para que você fique por dentro de tudo, preparamos dicas sobre o que é vestibular e como ele funciona. Acompanhe!

 

Canal de acesso

Se você fizer uma consulta rápida ao dicionário, vai ver que a palavra vestibular significa “exame de admissão para acesso ao ensino superior”. Como derivação, aquele que faz um vestibular é chamado de vestibulando.

Todos aqueles que desejam ingressar na universidade, de alguma forma, são submetidos a um vestibular. Isso inclui o Enem, exatamente por ser uma modalidade de processo seletivo. O vestibular pode ser cobrado por instituições de ensino adeptas ou não ao Enem.

Fica a cargo de cada universidade definir os critérios de seleção dos candidatos. Além disso, a instituição se responsabiliza por divulgar o edital contendo as regras de participação e o cronograma, que contém inscrição, realização das provas, divulgação dos resultados e período de matrícula, por exemplo.

Isso significa que o vestibular exige que o candidato acompanhe atentamente as informações propagadas pelas universidades de seu interesse. Será necessária uma inscrição exclusiva em cada instituição escolhida. A realização do processo seletivo pode ocorrer uma única vez no ano ou semestralmente.

Concorrência e provas

A limitada oferta de vagas para os cursos de graduação condiciona as instituições de ensino a realizarem processos que selecionam candidatos mais preparados. Quanto mais interessados por determinado curso, mais acirrada é a concorrência e o acesso a ele. É só perguntar aos interessados em graduações como as de medicina, direito e engenharias. Por isso, foco e objetivo são fundamentais na fase de preparação para as provas de vestibular.

Prestar o vestibular, como se diz, é uma forma de colocar em teste os conhecimentos acumulados na vida escolar. As matérias que caem no vestibular são todas as aprendidas no ensino médio. São cobradas, principalmente, questões de exatas (Física, Química e Matemática), Biologia, Línguas Portuguesa e Inglesa/Espanhola, Geografia e História.

É muito importante consultar o edital e conferir como o processo de seleção vai correr. Nas universidades mais concorridas, estudar para o vestibular significa se preparar para duas etapas, em datas distintas.

Depois das provas de múltipla escolha, por exemplo, pode haver uma nova fase do exame com questões discursivas. Nesse momento, os candidatos respondem a questões específicas da área do curso escolhido e, ainda, elaboram a redação. Cursos que envolvem habilidades artísticas, como pintura e música, podem cobrar exames de proficiência.

Tantas provas significam que o vestibular é um um rigoroso processo seletivo, que exige do candidato preparo contínuo. Então, se você já sabe que curso que deseja fazer, vá se informando sobre a oferta de vagas e as modalidades de admissão das universidades de seu interesse. Aí é só se preparar e mandar bem nas provas!

 

Você conhece outras pessoas que estão pesquisando sobre o que é vestibular? Aproveite e compartilhe este post!

 

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!