header-blog-do-EAD

Blog do EAD

Qual profissão combina comigo? Um checklist para tirar suas conclusões!

Postado em 17 de abr de 2019

Chegou a hora de se inscrever para o vestibular e você se pergunta: qual profissão combina comigo? Essa é uma dúvida comum, que demanda tempo e pesquisa para ser respondida sem erros.

Existem várias maneiras de descobrir quais profissões combinam mais com você, afinal, não nos damos bem apenas em uma área. Existem pessoas, inclusive, que desenvolvem uma formação bastante diversificada entre cursos de Humanas e Exatas.

Será que você é uma delas? Continue a leitura e descubra!

 

Reconheça suas habilidades

Após se perguntar “qual profissão combina comigo?”, o primeiro passo é ficar atento às suas habilidades e interesses. Na rotina diária, comece a perceber como você lida com problemas, quais são seus gostos e em que tipo de tarefas seu desempenho é melhor que o da maioria das pessoas. Reflita sobre interesses pessoais diversos, como hobbies, filmes, disciplinas escolares e estilo de vida.

 

Dica: Entenda a relação entre graduação e crescimento pessoal

 

A busca pelo autoconhecimento vai ajudar não apenas a saber qual profissão escolher como também é importante em outros setores da sua vida. Conhecer a si mesmo é relevante para que você possa traçar objetivos pessoais e profissionais, além de reconhecer erros e investir nas qualidades.

 

Faça uma lista de possíveis profissões

Depois de explorar suas habilidades, é essencial listar aquelas carreiras em que você poderia aplicá-las com facilidade.

Se você curte escrever, por exemplo, os cursos de Letras, Sociologia e Direito seriam boas opções, pois exigem essa habilidade todo o tempo.

 

Decida-se: Humanas, Exatas ou Biológicas?

 

Agora, se o desafio que você mais gosta é resolver questões complexas, Matemática, Estatística e Física seriam opções relevantes.

Coloque todas as profissões relacionadas com suas aptidões em uma folha de papel e parta para a nossa próxima dica.

 

Participe de uma orientação vocacional

A orientação vocacional é um trabalho realizado por psicólogos que avaliam uma série de características pessoais por meio de questionários e entrevistas. O objetivo é ajudar você a descobrir qual profissão combina mais com seu perfil.

Tendo a sua listinha do passo anterior em mãos, é possível acelerar este processo e contribuir para que você saiba mais rapidamente qual é a profissão ideal para você.

O teste de aptidão profissional tem perguntas sobre habilidades, expectativas sobre o futuro profissional, motivações e modo de pensar. Também leva em consideração o seu estilo de vida, o seu comportamento no dia a dia e o tipo de ambiente no qual você se sente mais confortável.

A partir das respostas, assim como de entrevistas e exercícios de autoconhecimento, são selecionadas algumas carreiras para o seu perfil. No final do processo, você descobre em quais áreas de trabalho tem mais chances de ser bem-sucedido e satisfeito profissionalmente.

Quem se pergunta “qual profissão combina comigo?” não pode ter pressa ao escolher uma carreira, pois essa é uma questão que afeta diversos aspectos da vida. Por isso, fazer um teste vocacional online pode não ser a melhor opção: esse é um processo complexo, que não pode ser resumido a simples perguntas e respostas. 

 

Explore várias possibilidades

Quando você já sabe quais são as profissões mais compatíveis com o seu perfil, deve então conhecer bem cada uma delas.

Perguntar-se “qual profissão combina comigo” envolve conhecer a si mesmo e também conhecer as mais variadas profissões.  Assim, é importante pesquisar graduações, campos de atuação e o cotidiano de cada profissão do seu interesse.

Para isso, pesquise tipos de cursos que você considera parecidos e descubra no que diferem. Aqui no Blog do EAD, por exemplo, sempre compartilhamos conteúdos que exploram as profissões em profundidade.

Acesse também sites de vagas de emprego ou recrutamento, para saber a realidade do mercado de trabalho, se há demanda pelo profissional, quais cargos ele pode ocupar e qual é seu salário.

 

Compare carreiras diferentes

Depois buscar autoconhecimento e pesquisar várias opções, você já tem pelo menos algumas ideias de quais são as profissões que mais combinam com você. Faça uma lista com as opções e defina o que você gosta ou não gosta em cada carreira. Quando encontrar aspectos que desagradam, pense se existem soluções.

 

Saiba também: Qual a diferença entre faculdade e universidade

 

Elimine possibilidades aos poucos, ficando sempre atento a campos de atuação similares. Ao comparar profissões da mesma área, como o médico e o biomédico ou o engenheiro mecânico e o engenheiro civil, por exemplo, fica mais fácil perceber o foco de cada um. 

Após escolher a sua futura profissão, aprenda tudo o que puder sobre ela, com o objetivo de saber o que te espera na graduação e no mercado de trabalho. Dessa forma, sua escolha é mais consciente e há menos chances de se decepcionar com a carreira.

 

Converse com seus veteranos

Feiras de profissões sempre têm a participação estudantes dos últimos anos da graduação para contar aos vestibulandos tudo o que eles precisam saber antes de entrar na universidade.

Essa troca de conhecimentos pode ajudar bastante a responder sua pergunta “qual profissão combina comigo”. Os veteranos poderão dizer quais matérias são mais interessantes, quais são mais difíceis e todas as vantagens que você pode ter ao ingressar no ensino superior.

Além disso, estudantes mais avançados já podem dar uma perspectiva em relação à oferta de estágios e a aceitabilidade dos estudantes no mercado, já que sua vida profissional começa antes de terminar a graduação.

 

Faça entrevistas

Nada melhor para saber qual profissão combina com você do que conversar com profissionais atuantes no mercado. Eles poderão dizer com muita propriedade quais são as vantagens e desvantagens de cada carreira, quais são as tendências do setor e quais conhecimentos são mais exigidos no dia a dia de trabalho.

Enquanto a conversa com veteranos te dá uma visão mais realista sobre a vida acadêmica, o diálogo com profissionais do mercado traz uma perspectiva prática, focada nas atividades que você terá que desempenhar uma vez que esteja formado.

 

Para encerrar

Quem vai prestar vestibular nem sempre tem tempo livre, mas é importante fazer muitas pesquisas e buscar autoconhecimento antes de tomar uma decisão.

Pensar “qual profissão combina comigo?” é apenas o começo de um processo, que também deve levar em consideração quais cursos superiores têm maior empregabilidade.

Curtiu este post? Compartilhe com sua rede e ajude outras pessoas a saber qual profissão combina com elas!

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!