Como são os cursos superiores de 2 anos? Tire suas dúvidas aqui!

Postado em 21 de out de 2020
Loading...

Se alguém pedir para você dizer quanto tempo dura uma graduação, certamente 4, 5 ou 6 anos passaria pela sua cabeça, não é mesmo?

Mas e se dissermos que você pode concluir um curso superior em até dois anos?

Sim, é possível fazer uma faculdade no intervalo de quatro semestres. Esse tipo de curso é chamado de tecnólogo ou graduação tecnológica e são os famosos cursos superiores de 2 anos.

O foco desse tipo de faculdade está nos aspectos práticos da profissão, em preparar o aluno para entrar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Por isso, a graduação dura menos tempo, ela não passa tantos semestres em disciplinas teóricas, embora também tenha seu volume essencial de teoria.

Neste artigo, nós vamos explorar os cursos superiores de 2 anos para entender o que são, como funcionam, quais são as opções de formação e o que você precisa fazer para entrar em um.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

Tipos de graduação que existem

Antes de falarmos sobre o que são os cursos superiores de dois anos especificadamente, vamos conversar sobre todos os tipos de graduação que existem.

Atualmente, no Brasil, o estudante pode contar com três tipos de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Cada um tem suas particularidades e objetivos. Confira:

  • Bacharelado: são cursos superiores que duram entre 4 a 6 anos. O conteúdo desse tipo de graduação costuma ser mais amplo e focar em uma área do conhecimento, como, por exemplo, os cursos de Ciências Contábeis e Administração. Os bacharelados combinam a teoria e a prática e formam um profissional mais generalista, que pode atuar em diversas áreas dentro de sua área de conhecimento.
  • Licenciatura: esse tipo de curso costuma durar entre 3 e 4 anos e tem foco na formação profissional do professor de determinada disciplina. Os cursos de licenciatura contém tópicos específicos, mas também formação pedagógica. Isso significa que em uma licenciatura em matemática, o estudante vê conteúdos teóricos e práticos de matemática, mas também aprende sobre a prática de pedagogia.
  • Tecnólogos: já os cursos tecnológicos, que são o foco deste artigo, são cursos mais curtos, tendo entre 2 e 3 anos. Focam na parte prática de uma profissão, embora também tenha disciplinas teóricas, e preparam o aluno para atuar mais rápido no mercado de trabalho.

E além dessas três tipologias de cursos superiores, ainda existem diferentes modalidades.

Modalidades de cursos superior que existem

Existem três modalidades de graduação sendo oferecidas no Brasil hoje em dia: presencial, semipresencial e a distância. Confira os detalhes abaixo:

  • Presencial: nessa modalidade, o estudante precisa se deslocar até o campus da instituição de ensino para assistir aulas. 
  • Semipresencial: já nesta modalidade, a parte teórica do curso é aplicada a distância, mas a prática é feita de maneira presencial no campus.
  • EAD: estes são cursos a distância, onde o estudante faz as aulas e atividades de onde estiver e apenas vai até o campus para realizar as provas finais.

Os cursos superiores de 2 anos podem ser oferecidos em todas essas modalidades, mas é bastante comum encontrá-los, principalmente, na modalidade EAD.

🔵 Leia também: O que é curso EAD? Tire todas as suas dúvidas!

O que são os cursos superiores de 2 anos?

Os cursos superiores de 2 anos são graduações tecnológicas, também chamados de tecnólogos.

Antes de continuarmos, é importante fazer uma distinção: os cursos tecnólogos são diferentes dos cursos técnicos. Enquanto os cursos técnicos são formações profissionalizantes de nível médio, os tecnólogos são graduações. Ou seja, os cursos superiores de dois anos são faculdade e têm a mesma validade dos bacharelados e licenciaturas em termos de grau acadêmico.

Os cursos tecnólogos têm como principal característica uma formação mais curta e que atenda demandas específicas do mercado de trabalho.

Eles são ideais para quem não tem como se dedicar durante muito tempo à graduação, mas precisa de um diploma para alçar novos voos profissionais.

Esse tipo de curso também é ideal para quem já tem um diploma superior, mas quer mudar de área, visando uma formação mais rápida para atuação profissional.

Quais são as opções de cursos de dois anos?

São várias as opções de cursos de dois anos que você encontra sendo oferecidas por instituições de ensino. Eles vão desde formações em gestão até formações bastante específicas.

Confira uma listagem com os principais cursos oferecidos no país:

🔵 Leia também: Lista de cursos de graduação: veja todas as faculdades que existem

Vantagens de fazer um curso tecnólogo

E agora que você já sabe o que são os cursos superiores de 2 anos e quais são as opções de faculdade, vamos às vantagens de fazer um tecnólogo. Confira abaixo:

  1. Rapidez na formação: como você já deve ter percebido, a formação em quatro semestres é a maior vantagem desse tipo de graduação. Com um tecnólogo, você ingressa mais rápido no mercado de trabalho tendo uma formação de qualidade.
  2. Foco nas demandas do mercado de trabalho: além de permitir que o estudante comece a trabalhar mais rápido, esse tipo de curso também traz muito da experiência real no mercado de trabalho para dentro da sala de aula ao focar na prática. Ou seja, você já sai pronto da faculdade.
  3. Possibilidade de educação continuada: como são cursos superiores, os tecnólogos permitem que o profissional continue sua formação em uma pós-graduação. Isso significa que você pode fazer um curso de dois anos e começar uma pós em seguida, se tornando especialista na sua área.
  4. Mensalidades mais baixas: junto com a menor duração, vêm as mensalidades menores. Ou seja, você gasta menos para fazer um curso de dois anos. Além disso, se você optar por fazer um curso EAD, a redução do investimento pode ser maior ainda.

E além das quatro vantagens acima, existe uma quinta: a aceitação do mercado.

Como o mercado vê as graduação tecnológicas

É possível que muitas pessoas ainda vejam os cursos superiores de 2 anos como inferiores às graduações tradicionais por confundirem esse tipo de formação com cursos técnicos.

Por isso, não é incomum encontrarmos quem acredita que os tecnólogos não são faculdade.

Mas eles são, apenas o seu foco é diferente. E a melhor parte é que o mercado de trabalho já entendeu essa diferença e também a importância que a formação tecnológica tem.

Tanto que existem algumas áreas do conhecimento cuja formação diretamente correspondente é um curso tecnológico, como marketing e logística, por exemplo.

Além disso, muitas vezes, fazer o curso de dois anos em uma instituição de renome e qualidade reconhecida de ensino tem muito mais valor do que a duração da graduação.

Por isso, em vez de focar no tempo que você levou para se formar, o mercado vai olhar outros aspectos, como suas habilidades e competências, a tradição da instituição que emitiu seu diploma e a sua capacidade de cumprir com as funções exercidas.

Dessa forma, se você está buscando começar um dos cursos superiores de 2 anos, não deixe a oportunidade passar por preconceitos datados!

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!