Processos Gerenciais: o que faz, salários e faculdade

Postado em 20 de fev de 2023
Loading...

O profissional graduado em Processos Gerenciais é responsável por otimizar os recursos logísticos, financeiros e humanos de uma organização, garantindo o seu pleno funcionamento.

Ele também pode abrir o próprio negócio e usar os conhecimentos técnicos adquiridos na faculdade para fazer uma gestão de sucesso.

O curso de Ensino Superior tem duração de dois anos e pode ser feito na modalidade EAD ou presencial. Depois de formado, o profissional pode ganhar mais de R$ 3 mil, em média, como colaborador CLT de uma empresa.

Quer saber mais sobre a faculdade de Processos Gerenciais? Continue a leitura:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que são Processos Gerenciais?

Também chamados de Gestão de Negócios ou Gestão Empresarial, os processos gerenciais são um campo de estudo multidisciplinar dedicado a melhorias e inovação nos processos das organizações.

A formação profissional une conteúdos das ciências humanas, exatas e sociais aplicadas, como:

O que faz o profissional de Processos Gerenciais

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), o profissional graduado em Processos Gerenciais é responsável por:

  • Analisar e avaliar o ambiente interno e externo;
  • Formular objetivos e estratégias gerenciais;
  • Planejar, projetar, gerenciar e promover os processos organizacionais e os sistemas da organização;
  • Desenvolver e gerenciar processos logísticos, financeiros e de custos;
  • Otimizar os recursos da organização, por meio de melhorias nos processos;
  • Promover a gestão e governança por processos e consequentemente o desenvolvimento de sistemas, a gestão do conhecimento, o redesenho e a melhoria;
  • Promover a mudança organizacional planejada;
  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Dentro de uma organização, ele pode atuar nos setores administrativo, logístico, contábil ou RH. Ou seja, ele atua no back office, garantindo o funcionamento da empresa para que quem está na linha de frente consiga atender os clientes da melhor forma possível.

Já quem é empresário ou sonha em empreender só tem a ganhar com uma faculdade de Processos Gerenciais. O curso oferece os conhecimentos necessários para se adequar à legislação, cuidar da contabilidade e ter uma estratégia de marketing.

Características do profissional

Quem escolhe trabalhar com Processos Gerenciais precisa estar constantemente conectado ao negócio, pensando em soluções para eventuais problemas e formas de que os resultados melhorem a cada dia.

Dentre as características mais importante para escolhe trabalhar nessa área estão a proatividade, disciplina, organização, foco em resultados, visão sistêmica, criatividade e responsabilidade.

🔵Leia também: Como escolher uma profissão? O que você precisa saber para decidir

Quanto ganha o profissional de Processos Gerenciais

O salário varia de acordo com o nível de senioridade do profissional e o porte da empresa em que atua.

Um profissional graduado em Processos Gerenciais ganha R$ 3.316,67, em média, no Brasil, segundo levantamento do portal Catho.

A remuneração pode ser ainda maior no caso de quem é empreendedor e cursa a faculdade de Processos Gerenciais para administrar o próprio negócio.

🔵Leia também: Profissões que pagam bem nos EUA e no Brasil

Como funciona a faculdade de Processos Gerenciais

A faculdade de Processos Gerenciais é um tecnólogo com duração de 2 anos. Está ligada à graduação em Administração, mas com um enfoque mais específico na parte de gestão e processos.

Em algumas instituições, a faculdade recebe os nomes de “Gestão de Micro e Pequenas Empresas” ou “Gestão de Negócios e Inovação”.

Os tecnólogos são cursos de Ensino Superior reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), porém com uma carga horária menor do que um bacharelado.

A explicação para essa diferença está no foco da formação: enquanto um bacharelado foca em conteúdos mais teóricos, um tecnólogo dedica a maior parte do currículo a disciplinas práticas, como estudos de caso.

Assim como em um bacharelado, após a formatura é possível seguir para uma especialização, um mestrado ou doutorado. Um tecnólogo também pode prestar concurso público de nível Superior.

A faculdade de Processos Gerenciais pode ser cursada tanto na modalidade EAD quanto na presencial. A exigência de fazer um estágio e apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC) varia de instituição para instituição.

 

A grade da faculdade de Processos Gerenciais

A grade curricular varia entre as instituições de Ensino Superior, mas os conteúdos básicos abordados pela faculdade de Processos Gerenciais são:

  • Gestão de Negócios;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão Orçamentária;
  • Gestão de Operações;
  • Matemática e Estatística;
  • Marketing;
  • Contabilidade;
  • Sistemas de Informação;
  • Direito Comercial e Tributário;
  • Liderança.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Processos Gerenciais

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao nível de organização que ela tem em seus processos, e o profissional de Processos Gerenciais tem a competência necessária para realizar essas e outras atividades.

Por isso, o mercado de trabalho é bastante aquecido.

Graduados em Processos Gerenciais podem atuar em todos os setores que formam uma empresa, aumentando as chances de obter um bom emprego.

Nota de corte do Sisu para Processos Gerenciais

Oferecido pelo MEC, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permite que pessoas que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) usem a nota para concorrer a uma vaga nas instituições de ensino superior públicas brasileiras.

A nota de corte do Sisu para a faculdade de Processos Gerenciais varia de universidade para universidade. Confira as menores e maiores notas: 

  • Menor nota: 521.17, para ingressar no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Maior nota: 659.81, para ingressar na Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Nota média: 590.52

Onde fazer Processos Gerenciais com bolsa de estudos

Confira uma lista de instituições de Ensino Superior que oferecem a faculdade de Processos Gerenciais na modalidade EAD e contam com programas de bolsa de estudos:

Como escolher uma faculdade EAD

O que diz o CFA sobre a faculdade de Processos Gerenciais

O Conselho Federal de Administração (CFA) reconhece o graduado em Processos Gerenciais como profissional apto para gerir empresas, de acordo com a Resolução Normativa CFA 504.

Por isso o ideal é que, após terminar o tecnólogo em Processos Gerenciais, o estudante faça o registro no Conselho Regional de Administração (CRA) do seu estado. Assim ele poderá atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada.

O CFA orienta, disciplina e fiscaliza a categoria de administradores e gestores. O órgão também divulga o Código de Ética da profissão.

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!