Mães e pais na pós-graduação: como conciliar trabalho, estudo e filhos

Postado em 28 de ago de 2023
Loading...

Você concluiu a faculdade, foi direto para o mercado de trabalho, vieram os filhos e o sonho de fazer uma pós-graduação acabou ficando para trás?

Saiba que ainda é possível retomar os estudos e conquistar o desejado título de especialista!

Voltar a estudar após anos longe da sala de aula pode ser um grande desafio, principalmente para quem têm filhos e não pode abrir mão do trabalho.

Contudo, existem diversas facilidades que têm permitido que cada vez mais mães e pais acessem a pós-graduação e aliem os estudos com as demandas familiares e de trabalho.

Pensando nisso, neste artigo, separamos 5 dicas de como conciliar trabalho, estudo e filhos para as mães e pais que desejam se especializar. Confira:

  1. Estabeleça uma rede de apoio
  2. Considere fazer uma pós-graduação EAD
  3. Crie um cronograma de estudos
  4. Cuide da sua saúde mental
  5. Não tenha pensamentos limitantes

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Estabeleça uma rede de apoio

Ter uma rede de apoio pode fazer toda a diferença na hora de conciliar trabalho, estudo e filhos. Essa rede pode ser formada por familiares, vizinhos ou amigos, dependendo do vínculo que os pais e as crianças têm com pessoas de fora do núcleo familiar.

Por isso, olhe ao seu redor e entenda quem faz parte da sua rede de apoio.

As pessoas que formam a rede são pessoas em que você e seus filhos confiam e que estão dispostas a ajudar na rotina e nas obrigações. Por exemplo, se você e seu cônjuge precisam sair antes para o trabalho, quem poderia deixar seu filho na escola?

No caso de mães e pais que estudam, especialmente em época de provas de final de módulo ou apresentação de trabalhos, a rede de apoio é essencial.

2. Considere fazer uma pós-graduação EAD

Principalmente para quem tem filhos e trabalha, os cursos a distância são uma ótima opção, isso porque eles são especializações que você faz online. Ou seja, você assiste às aulas, participa das atividades e estuda os conteúdos do conforto do seu lar.

As especializações online são ministradas através do ambiente virtual de aprendizagem, onde também são realizadas as provas, geralmente com questões objetivas. Assim, você economiza o tempo de deslocamento e tem flexibilidade de fazer as atividades e assistir as aulas quando puder.

É uma mão na roda para conciliar trabalho, estudo e filhos.

3. Crie um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma ferramenta de organização de grande ajuda para pais e mães que voltaram a estudar.

Através dele, você distribui os conteúdos que precisa estudar em dias e horários específicos, aqueles que são de mais fácil acesso para você. Para criar o seu, o primeiro passo é entender quais são os dias e horários disponíveis na sua agenda para o estudo.

Na rotina de pai e mãe é difícil achar esse momento, mas, será que você não consegue encaixar algumas horas semanais de estudo no final de semana ou quando seu filho estiver dormindo?

A ideia é que você crie uma planilha para não deixar acumular matéria, mas que também ajude a família a entender que existem alguns momentos que você vai dedicar aos estudos.

 

4. Cuide da sua saúde mental

Tão importante quanto seguir as outras dicas desta lista, é você cuidar da sua saúde mental.

Não deixe de ter momentos de lazer durante a rotina e busque descansar. Não preencha toda a sua semana com atividades, deixe momentos dedicados ao ócio. Assim, você vai conseguir absorver melhor a matéria estudada e, também, descansar para as outras atividades.

Imagine ficar tão cansado de estudar que você não consegue aproveitar uma ida ao parque com seus filhos? Então, sempre preze pelo equilíbrio e pelo seu bem-estar físico e mental.

5. Não tenha pensamentos limitantes

Algo que pode atrapalhar bastante sua jornada nos estudos é pensar que é tarde demais para você, que a pós-graduação não vai fazer diferença agora ou que vai ser muito difícil.

Por mais que seja desafiador, não existe idade certa para fazer uma especialização e ir atrás dos seus sonhos. Confie no seu potencial e corra atrás dos seus sonhos. Afinal, nunca é tarde para mudar e começar algo novo!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!