bg-img.jpg

Blog do EAD

O que é EAD - Ensino a Distância?

Postado em 6 de nov de 2018

Você sabia que, no Brasil, um a cada cinco estudantes está matriculado no ensino a distância (EAD)? Essa informação é do Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em setembro de 2018 e mostra o quanto essa modalidade de ensino vem crescendo nos últimos anos.

De acordo com INEP, só em 2017, o EAD teve um crescimento de 17,6%, totalizando aproximadamente 1,8 milhões de estudantes matriculados em faculdades a distância.  Como comentamos no primeiro parágrafo, 20% dos graduandos brasileiros opta por este formato de estudo, e isso só mostra como a educação também evoluiu e novas opções estão à sua disposição. 

Mesmo assim, com tantos estudantes optando por se formar em uma universidade a distância, muita gente que ainda não entrou na faculdade ainda tem dúvidas sobre algumas questões deste tipo de ensino. Ou seja, o que é EAD exatamente? É o que você confere neste post. Siga com a leitura!

 

Como definir o ensino a distância?

O ensino a distância, também conhecido como EAD, é uma modalidade de ensino na qual estudante e professor não dividem o mesmo ambiente de estudos. Ou, pelo menos, não em todas as aulas. Ainda que exista a necessidade de comparecer presencialmente em algumas instâncias, praticamente toda a formação é feita online. 

No Brasil, os primeiros indícios da educação a distância datam de 1850, quando agricultores recebiam orientações por carta sobre como cultivar as plantações e cuidar dos rebanhos. 

Outra iniciativa que atingiu bastante sucesso neste formato é o Instituto Universal Brasileiro, fundado em 1941 e que por mais de 20 anos foi a mais importante instituição de ensino a distância. Os materiais eram recebidos e enviados via correios e assim os estudantes eram capacitados e aprendiam um ofício.

De lá para cá, a concepção sobre o que é EAD mudou bastante, como você deve imaginar. Vieram os cursos por rádio, depois por televisão, via satélite e hoje temos a internet como o principal meio de oferta de graduações a distância. De fato, estudar a distância ficou mais fácil, prático e eficiente. 

O processo de ensino-aprendizagem no EAD atual é mediado por tecnologias digitais, tais como salas de aula virtuais, chats, fóruns e outros recursos que facilitam a comunicação entre professores, alunos e instituições. Dessa forma, o ensino a distância quebra barreiras físicas e geográficas, levando conhecimento de qualidade a qualquer pessoa, em qualquer lugar.

 

Por que o EAD tem crescido nos últimos anos?

Agora que você já sabe o que é EAD, deve estar curioso para saber o motivo de tamanho sucesso, especialmente nos últimos anos. Uma das explicações do crescimento do ensino a distância no Brasil é sua capacidade de incluir cada vez mais pessoas, ampliando o acesso à educação.

Quem não tem tempo para ir até uma faculdade presencial ou mora em uma cidade pequena, em que não há universidades, por exemplo, pode beneficiar-se da faculdade a distância, realizar o sonho do diploma e dar início a uma carreira promissora. 

Por exemplo, mães que não têm com quem deixar os filhos, pessoas que trabalham o dia inteiro e ficam sem disposição para estudar à noite, profissionais que viajam muito a trabalho e até quem não curte muito ficar em sala de aula o tempo todo veem inúmeras vantagens no ensino a distância.

Isso porque quem cursa o ensino superior a distância tem flexibilidade de horários, pode rever as aulas quantas vezes for necessário e realizar os trabalhos e atividades em horários mais convenientes para si mesmo. Ou seja, é o cenário ideal para quem tem necessidades específicas e que dificultam uma formação presencial.

 

Vamos falar de preços?

Não só de flexibilidade vive o EAD, os valores das mensalidades também são menores. Ponto a favor do seu orçamento. Já pensou na quantidade de pessoas que não fazem um curso superior por dificuldades financeiras? Pois bem, cerca de 70% dos que não seguem seus estudos superiores explicam que o motivo é a falta de dinheiro.

De fato, para dar uma ideia da diferença de preços, uma pesquisa da Hoper Educação indicou que, em 2018, o valor médio das mensalidades de uma formação superior a distância era de R$ 270,89, tendo inclusive apresentado uma queda de 5,7% em relação ao ano anterior. Já no caso da formação presencial, sai quase três vezes mais caro se formar, com um valor médio de R$ 796,00.

E por falar em gastos relacionados com fazer uma faculdade, pense em quanto você vai deixar de gastar em passagens, alimentação, materiais para estudar (muitos conteúdos são disponibilizados online) e, algo muito importante: tempo. Sim, se “tempo é dinheiro”, cursar o ensino superior a distância é algo diretamente relacionado à economia. 

 

O estudante EAD

Além dos benefícios de estudar a distância, a real revolução do EAD é o fator de permitir que você mesmo determine o melhor momento para estudar. Neste sentido, é fundamental ter disciplina e saber gerenciar seu próprio tempo para poder aproveitar tudo o que essa modalidade tem a lhe oferecer.

Esse conjunto de benefícios não tira a sua responsabilidade de se dedicar às aulas, afinal, existem provas e etapas a serem concluídas para que ao final do curso você receba seu diploma. E não é só para ser aprovado nas matérias, seu papel é querer ser o melhor profissional da área que você escolheu, e isso só se consegue com dedicação.

E se você curte aproveitar a liberdade espacial e de tempo, mas também tem vontade de viver a experiência da formação de forma presencial, o EAD também permite isso! A universidade a distância não isola o estudante do ambiente acadêmico, pois você pode se deslocar até a instituição de ensino e fazer uso do espaço dedicado aos alunos sempre que precisar ou desejar. 

Agora que você já sabe o que é EAD, pode estar curioso para saber como funciona essa modalidade de ensino. Acertamos? Então confira também o post Como funciona o EAD e tire suas dúvidas!

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 

Posts relacionados