header-blog-do-EAD

Blog do EAD

O que as empresas de logística querem de você?

Postado em 12 de ago de 2019

O mercado de trabalho para quem fez faculdade de Logística é exigente. O motivo é que essa área de atuação tem grande importância na estratégia de negócios das organizações, interferindo até nos seus resultados financeiros.

Para ter uma atuação de destaque, é necessário investir em uma formação acadêmica de qualidade e desenvolver as competências desejadas pelas empresas de logística.

Continue a leitura e descubra quais competências são essenciais neste segmento!

Habilidade com softwares do setor

As empresas de logística utilizam uma série de programas para gerenciar suas operações. Existem os softwares ERP, de gestão empresarial, os softwares WMS, usados para controle de estoque, armazenamento e espaço e os TMS, voltados para o transporte de cargas. Conhecer todos eles é importante para um bom desempenho na empresa.

Por exemplo, a partir de um sistema TMS (Transportation Management System), é possível distribuir as cargas de acordo com volume e tipo e escolher os veículos mais adequados para cada remessa.

Assim, quem trabalha com logística de distribuição garante que os caminhões não serão carregados abaixo da capacidade e que não haverá viagens desperdiçadas.

Visão global da empresa

A compreensão da empresa como um todo é essencial para uma atuação estratégica em logística. Quem faz faculdade de Logística se prepara para lidar com fornecedores, unidades de distribuição, parceiros e filiais, trabalhando de maneira integrada.

Ao atuar na cadeia de suprimentos, é também necessário acompanhar desde a aquisição da matéria prima até a venda do produto final.

Com o desenvolvimento de uma visão global da organização, torna-se mais fácil avaliar riscos, prever custos e prazos. Além disso, somente conhecendo bem a empresa de logística é possível melhorar processos internos e cumprir metas sem comprometer a qualidade do serviço prestado.

Capacidade de planejamento

O planejamento é inerente ao cotidiano de quem trabalha nessa área, sendo parte de todas as atividades da profissão. O planejamento logístico interfere na armazenagem de produtos e materiais, no processamento de pedidos, no recebimento e nas entregas e ainda tem influência no layout das instalações da empresa.

Na rotina de empresas de logística, o planejamento envolve, por exemplo, criar um programa de gestão de riscos, contratar seguro de cargas, programar paradas de abastecimento dos veículos e traçar rotas. Todas essas etapas são pensadas de acordo com as metas da organização, tendo, assim, função estratégica.

Dinamismo

Quem trabalha em empresas de logística precisa ser dinâmico, tomar decisões rápidas e enfrentar problemas inesperados. Embora o planejamento seja muito importante, dificilmente o profissional da área segue a mesma rotina todos os dias. Ele precisa saber priorizar suas tarefas e ter sempre em mente os objetivos da organização.

Raciocínio lógico

Para se destacar em empresas de logística você precisa ser capaz de prever o andamento do trabalho e seus resultados. Como a cadeia de suprimentos é complexa e depende de muitos fatores, o raciocínio lógico é fundamental. O profissional da área usa planilhas, examina estatísticas e analisa o desempenho da concorrência.

Além disso, esse profissional lida com dados com frequência: tempo para entregas, custos, distâncias, entre muitas outras variáveis. Ele precisa saber relacionar todas as questões envolvidas antes de tomar decisões.

Foco nos resultados da empresa

O setor logístico de uma empresa, especialmente indústrias e varejo, é estratégico, tendo relevância indireta no sucesso da organização. Já nas empresas de logística, o fluxo de materiais e a gestão da cadeia de suprimentos têm relevância direta nos resultados.

Assim, o profissional de logística precisa pensar nos objetivos a longo prazo e nas consequências financeiras de suas decisões. Ele é capaz de aumentar a margem de lucro da empresa, otimizando processos e reduzindo custos ao longo da cadeia produtiva.

Os cursos de logística preparam estudantes para que eles saibam atuar estrategicamente, indo muito além do perfil operacional. Ao longo da graduação é possível desenvolver as competências mais desejadas pelas empresas de logística, tornando mais fácil a ascensão na carreira.

 

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!