Matrículas na modalidade EAD superam matrículas em cursos presenciais

Postado em 2 de abr de 2022
Loading...

Pela primeira vez na história do ensino a distância no Brasil, as matrículas na modalidade EAD superaram matrículas em cursos presenciais.

Em 2021, de acordo com dados do Censo da Educação Superior, foram mais de 8,9 milhões de matrículas na graduação, sendo que os ingressos por meio da modalidade EAD chegaram a representar 62,8% das matrículas.

Ainda segundo o censo, as matrículas em cursos presenciais caíram cerca de 16,5%.

Podemos citar as mensalidades mais baixas e a flexibilidade de estudo como os principais motivos para o crescimento do EAD, assim como a Pandemia de Covid-19 (já que, em 2020, 3,7 milhões de estudantes começaram uma faculdade a distância) e a mudança de percepção do povo brasileiro sobre a modalidade EAD.

É interessante notar como o EAD está em constante crescimento. Apenas entre os anos de 2020 e 2021, o crescimento na modalidade foi de 23,3%, ainda segundo o censo.

🔵 Leia também: O que é curso EAD? Tire todas as suas dúvidas!

Outros dados interessantes sobre o ensino superior no Brasil

Além dos dados incríveis sobre o crescimento do EAD no país, a pesquisa também trouxe outros dados interessantes. Confira:

  • Das 2.574 instituições de ensino existentes no Brasil, 87,6% são privadas.
  • São oferecidos 43.085 cursos de graduação no país.
  • Dentre as instituições de ensino superior públicas, 42,8% são estaduais, 38,0% são federais e 19,2% são municipais.
  • 76,9% das matrículas em graduação no país aconteceram em instituições privadas.
  • Em 2021, foram ofertadas 22, 6 milhões de vagas no ensino superior no Brasil, sendo que 74,5% desse total são de novas vagas.

O Censo da Educação Superior

O Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil no que tange as instituições de ensino superior e cursos de graduação.

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!