header-blog-do-EAD

Blog do EAD

Estudar online é cada vez mais comum. Saiba os motivos!

Postado em 2 de dez de 2019

Estudar online está se tornando a opção número um das pessoas. Tanto é que, em 2018, foram ofertadas mais vagas EAD do que presenciais nas instituições de ensino superior do Brasil.

Em 2017, já haviam mais de 8 milhões de estudantes matriculados no ensino a distância. Os cursos de licenciatura estão no topo da lista dos mais procurados, com aproximadamente 600 mil alunos matriculados. Por outro lado, cresce a oferta de cursos como Engenharia de Produção, Marketing e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outros.

O que faz com que o ensino online seja cada vez mais procurado? É o que você confere neste post!

Mais recursos de aprendizagem

Fortemente baseado no uso de tecnologias da informação e comunicação, o EAD oferece mais recursos de aprendizagem do que as aulas presenciais.

Em uma graduação a distância, você conta com as inúmeras possibilidades que a internet proporciona, como pesquisa em tempo real, desenvolvimento de projetos em grupo usando ferramentas em nuvem e comunicação facilitada por meio de mensageiros instantâneos, redes sociais e chats, por exemplo.

Estratégias pedagógicas que atendem a vários estilos de aprendizagem

Cada estudante é único. Se você tem mais facilidade de aprender escrevendo, por exemplo, seu colega pode aprender melhor ouvindo. Outro colega pode preferir ler e outro, ainda, criar mapas mentais.

Quando se tem 50 alunos em uma sala de aula, um professor e 50 minutos para transmitir conhecimento, é necessário eleger uma única forma de ensinar. Não tem como atender às necessidades específicas de cada estudante.

Esse é um dos motivos pelos quais estudar online tem se tornado cada vez mais comum. Como a educação a distância é intermediada por tecnologias digitais, é possível transmitir o mesmo conhecimento de diversas formas, atendendo a vários estilos de aprendizagem.

Além disso, as aulas se tornam mais dinâmicas e completas, pois o estudante pode assistir às aulas em vídeo, ler o conteúdo textual, baixar um infográfico que resume todo o conteúdo e até ouvir um podcast da aula enquanto vai para a academia.

Maior participação dos alunos

Voltando ao exemplo de uma sala de aula presencial, é praticamente inviável dar voz a todos os estudantes em uma única aula. Nesse sentido, o professor acaba limitando a participação a apenas alguns alunos.

Já no ensino a distância, todos podem emitir opiniões, debater, lançar suas dúvidas e construir conhecimento junto com seus colegas. Isso é possível graças aos fóruns e wikis, grupos em redes sociais e outras tecnologias que permitem a interação assíncrona, isto é, cada um estudando em casa e participando no seu tempo.

Somado a isso, estudar online também facilita a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, estudos de caso e aprendizagem em pares, entre outras.

Essas metodologias colocam o estudante como protagonista do seu processo de aprendizado, incentivando a pesquisa, a análise crítica, o trabalho em equipe e o foco em soluções para situações reais do mercado.

Otimização do tempo

Estudar em casa, isto é, online, também contribui para a otimização do tempo de alunos e professores.

Você estuda o conteúdo teórico no conforto da sua casa, pode tirar dúvidas por meio dos fóruns e chats, aprofundar-se mais nos conteúdos com pesquisas próprias e, quando for à faculdade, para os encontros presenciais, aplicar todo o conhecimento adquirido em atividades práticas.

A possibilidade de organizar seu próprio tempo de estudos e conciliar com outras atividades é, também, uma vantagem de estudar online.

Agora que você já conferiu algumas das vantagens de estudar online, talvez esteja se perguntando se não vai se sentir isolado ou sozinho nessa trajetória. Acertamos? Então confira essas dicas que vão te convencer de que estudar em casa não precisa ser desse jeito!

Como estudar online e não se sentir sozinho

Estudar em casa não precisa ser sinônimo de estudar sozinho. Afinal, temos uma variedade enorme de tecnologias que nos colocam em contato com colegas e professores. Além disso, sempre há a possibilidade de encontrar alguns amigos para fazer um grupo de estudos, não é mesmo?

Confira nossas dicas para tornar seus estudos online ainda mais interessantes:

Crie um fórum próprio

Além do fórum disponibilizado na plataforma virtual de aprendizagem da faculdade, você pode usar outras ferramentas online para criar fóruns públicos, em que mais estudantes participem.

Esta é uma excelente maneira de enriquecer sua experiência acadêmica, conhecer novas pessoas e se aprofundar nos temas estudados. Além disso, você poderá ajudar outras pessoas que tenham dificuldades nas matérias que você tem mais facilidade. Curtiu a ideia?

Faça grupos de estudos

O contato humano é essencial para que nos desenvolvamos em todas as áreas da vida, inclusive nos estudos. É durante os debates que você entra em contato com outros pontos de vista, tem a oportunidade de apresentar suas ideias e adquirir novos conhecimentos.

Então, para não estudar sozinho, que tal chamar alguns amigos para um grupo de estudos semanal? Defina um tema, marque o encontro em um lugar tranquilo e prepare o ambiente para que vocês possam escrever as ideias em um quadro branco, montar mapas mentais ou desenvolver outro método de registro.

Marque um Zoom

Se não for possível encontrar-se presencialmente com seus colegas, aproveite todo o potencial da tecnologia para que você não se sinta sozinho ao estudar online.

O Zoom é uma ferramenta de videoconferências que permite que várias pessoas se conectem e conversem ao mesmo tempo. Para não virar bagunça, eleja um mediador, que vai liberando o microfone de cada pessoa de forma organizada. Assim os debates se tornam mais interessantes.

Dá até para fazer uma competição baseada em perguntas. Uma pessoa faz a pergunta e quem levanta a mão primeiro responde. Se acertar, ganha pontos, se errar passa a vez. Dessa forma, fica muito mais divertido estudar online, não acha?

Participe de jogos online

Os jogos eletrônicos educativos também estão ganhando bastante espaço e prometem deixar as aulas ainda mais interessantes.

Eles contribuem para que você desenvolva competências essenciais para o mercado de trabalho, como estratégia, planejamento, trabalho em equipe e colaboração, ao mesmo tempo em que aprende conteúdo especializado.

Viu como estudar online é mais divertido e completo do que você pensa? Que tal começar 2020 com tudo? Baixe nosso e-book 2020: o ano para entrar na faculdade e se tornar um grande profissional e dê os primeiros passos na sua carreira!

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!