header-blog-do-EAD

Blog do EAD

E quando a escolha da profissão esbarra no financeiro? O que fazer?

Postado em 27 de mar de 2019

Você já se perguntou “qual profissão combina comigo”, fez diversas pesquisas, respondeu teste de aptidão profissional e finalmente decidiu qual faculdade fazer. Agora a questão a ser enfrentada é outra: a falta de dinheiro para custear os estudos.

Se esse é o seu caso, saiba que não está sozinho. A escolha da profissão envolve diversos fatores e um deles é a questão financeira. Mas é totalmente possível fazer uma faculdade ainda que as contas estejam apertadas.

Foi pensando nisso que elaboramos este post. Confira a seguir algumas opções existentes para quem deseja fazer uma faculdade, mas não tem como arcar com as mensalidades. Além disso, confira dicas para economizar em outros pontos além da mensalidade. Siga conosco!

 

Bolsas de estudo

Se você já decidiu qual profissão escolher, mas não tem como pagar pelo curso desejado, as bolsas de estudo são uma grande oportunidade. O Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal, oferece bolsas parciais e integrais em instituições de ensino particulares.

Para concorrer às vagas do Prouni, é preciso fazer o Enem. Muitas faculdades também oferecem programas de bolsas de estudo que podem ajudar na escolha da profissão. Em alguns casos, utiliza-se a pontuação do Enem e em outros o candidato precisa fazer o vestibular da instituição para concorrer às bolsas.

Financiamento estudantil

Outra opção que pode ajudar na questão financeira da escolha da profissão é o financiamento estudantil. No Brasil, existem vários programas que financiam as mensalidades dos cursos de graduação.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), por exemplo, é uma iniciativa federal que utiliza a nota do Enem para financiar até 100% do valor do curso. O aluno pode pagar o financiamento depois de formado. Também existem instituições privadas que prestam esse tipo de serviço.

Parcelamento facilitado

O parcelamento facilitado é mais uma alternativa para quem está preocupado com a questão financeira na escolha da profissão. Muitas faculdades e universidades oferecem essa opção a seus alunos. O tipo de parcelamento pode variar de instituição para instituição.

De modo geral, esse programa oferece aos alunos a possibilidade de pagar uma menor parte do valor do curso inicialmente e parcelar o restante. Dessa forma, além de contar com um custo abaixo da mensalidade padrão, o estudante terá mais tempo para pagar.

Como economizar ainda mais: livros e materiais

Além do valor das mensalidades, fazer uma faculdade também pode gerar outros custos. A boa notícia é que também é possível economizar nesse ponto. Ao invés de comprar livros e materiais novos, por exemplo, você pode optar por seminovos e até mesmo pedir emprestado a colegas e em bibliotecas.

Para gastar menos com as cópias de livros e apostilas, você pode escolher opções digitalizadas, eliminando o custo da impressão, e até mesmo dividir o valor das xerox com colegas de estudos.

Como você pôde descobrir, a escolha da profissão não deve ser prejudicada por questões financeiras. Para aqueles que não tem condições de arcar com as mensalidades de uma faculdade, não faltam opções para tornar esse processo mais fácil. Neste post, você conheceu alguns deles. Bolsas de estudo, financiamento e parcelamento são opções para que você possa fazer uma graduação sem se preocupar com dinheiro.

 

 

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!