O que fazer para voltar a estudar? Veja 5 dicas!

Postado em 11 de fev de 2023
Loading...

Faz tempo que você terminou a faculdade e agora está pensando em voltar a estudar? Essa é uma ótima decisão, mas que requer alguns cuidados e organizações, especialmente se você trabalha em período integral.

Pensando em ajudar você na retomada dos estudos, trouxemos um artigo recheado de dicas do que é preciso fazer nesse momento para voltar a estudar sem preocupações.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

Veja 5 dicas do que fazer para voltar a estudar

Voltar a estudar é uma decisão importante para a sua carreira e vida pessoal. É uma ótima oportunidade de crescer enquanto profissional e ser humano.

Porém, se você já está no mercado e trabalha em período integral, voltar a estudar pode ser um grande desafio. Especialmente porque você não conta com tanto tempo disponível para os estudos e talvez não tenha tantas reservas financeiras assim.

Além disso, o próprio ingresso em uma pós-graduação pode ser um processo longo.

Mas a verdade é que, apesar de não parecer à primeira vista, esses são desafios simples de serem superados com organização e os recursos certos.

Abaixo, você confere cinco dicas de como voltar a estudar depois de algum tempo parado.

1. Estabeleça prioridades

O primeiro passo para incluir os estudos novamente na sua rotina é entender quais são as suas prioridades, e o que pode ser sacrificado neste momento.

Normalmente, a decisão de fazer uma pós-graduação tem como objetivo o crescimento profissional. Logo, esta seria uma prioridade.

Mas e quanto às outras atividades que você já faz? O que também é uma prioridade para você?

Uma maneira de estabelecer essa relação é listando suas atividades e entendendo o que precisa vir na frente quando você pensa no tempo que tem disponível para elas. Talvez a ida à academia ou uma viagem recorrente possa ser mais espaçada para acomodar os estudos.

O importante é que você entenda quanto tempo tem disponível e o que tem prioridade dentro de suas atividades para preencher esse tempo.

🔵 Leia também: Como organizar meu tempo para trabalhar, estudar e cuidar da família?

2. Organize suas finanças

Outro passo essencial, e que tem grande influência na decisão de voltar a estudar, é a sua organização financeira. É preciso colocar no papel todos os seus ganhos e gastos para entender o que pode ser reservado ao estudo e aos custos que você terá ao redor dele.

Além da mensalidade, se você optar por um curso presencial, terá também custos de transporte e alimentação. E para que suas finanças não sofram, é preciso de organizar.

Então, crie uma planilha financeira e faça os cálculos.

Mas quando estiver se organizando, lembre-se de que existem maneiras de economizar ao voltar a estudar. Você pode optar por uma pós-graduação online, por exemplo.

3. Encaixe o estudo na sua rotina

Como você viu pela primeira dica, algo importante de se levar em consideração ao voltar a estudar é a sua rotina e as atividades que já fazem parte dela.

Mesmo estabelecendo prioridades, pode ser que você não consiga abrir tanto espaço assim para o estudo. Por exemplo, se você tiver filhos, não existe maneira de dedicar todas as noites da semana ao curso e negligenciar as crianças.

Por isso, uma dica é buscar por um formato de estudo que se encaixa no seu dia a dia.

Nesse sentido, se você escolher um curso a distância ou semipresencial consegue ter a flexibilidade de estudar algumas noites na semana ou nos finais de semana.

4. Organize o seu dia a dia

Depois que tomar sua decisão sobre qual modalidade escolher e como encaixar o estudo na sua rotina, é importante organizar o seu dia a dia.

E aqui nos referimos a estabelecer dias e horários no calendário ilustrando quando você vai se dedicar aos estudos e a outras atividades. Assim, todo o seu núcleo familiar fica ciente dos períodos em que você vai estar estudando.

Por exemplo, se você decidir que vai assistir às aulas e fazer atividades todas as terças e quintas à noite, pode bloquear seu calendário e combinar com seu parceiro, ou parceira, que esse será o dia em que ele, ou ela, vai cuidar do jantar e das crianças, por exemplo.

O importante é que esses momentos estejam organizados e distribuídos no seu dia a dia.

🔵 Leia também: É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Veja dicas!

5. Não descuide da saúde e dos momentos de diversão

Assim como é importante você organizar sua rotina, é essencial não deixar de lado os cuidados com a sua saúde e nem os seus momentos de diversão.

A concentração na pós-graduação e os sacrifícios pelo estudo não podem incluir os momentos em família e os seus períodos de descanso.

Lembre-se de que corpo e mente cansados não conciliam bem trabalho, estudo e família.

EAD pode ser a saída para voltar a estudar

Como você viu durante as dicas, fazer um curso a distância pode ser a solução que você precisa para poder voltar a estudar com tranquilidade financeira e de tempo.

Estudando na modalidade EAD, você tem flexibilidade para assistir às aulas e fazer as atividades quando e de onde quiser. Além disso, você economiza nas mensalidades e nos custos com alimentação e transporte.

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!