bg-img.jpg

Blog do EAD

Conheça os tipos de cursos para fazer na faculdade e escolha o seu!

Postado em 16 de nov de 2018

Se você está pensando em fazendo uma faculdade, existem algumas coisas que precisa saber antes de decidir qual curso fazer. Conhecer a matriz curricular da graduação que lhe interessa, as possibilidades de atuação profissional, a diferença entre faculdade e universidade e os tipos de cursos superiores são algumas delas.

Neste post, lhe ajudaremos a esclarecer um desses pontos. Continue lendo e conheça as características e as diferenças entre os tipos de cursos que você pode escolher na faculdade. Continue com a gente e descubra!


Bacharelado

O bacharelado é um dos tipos de cursos mais tradicionais entre os que são oferecidos nas faculdades brasileiras. De acordo com o Censo da Educação Superior 2016, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), 61,5% das matrículas no ensino superior acontecem nessa modalidade.

Os bacharelados costumam durar entre quatro e seis anos. Nesse tipo de curso, o aluno tem formação teórica e prática que o prepara para atuar em diferentes setores de sua área profissional. Por isso, é ideal para quem deseja trabalhar em empresas ou por conta própria. Ao concluir o curso, o aluno recebe o título de bacharel.

Licenciatura

Segundo o Censo de Educação Superior 2016 do MEC, 20% das matrículas em faculdades são feitas em cursos de licenciatura. Esse também é um dos tipos de cursos mais tradicionais, ao lado do bacharelado.

A diferença entre o bacharelado e a licenciatura, entretanto, é que a licenciatura prepara os profissionais para dar aulas do ensino básico, faixa da educação que vai do primeiro ano do ensino fundamental até o ensino médio.

Nesse tipo de curso, o aluno, além de aprender os conteúdos de sua área, a exemplo de letras, matemática, biologia e educação física, também conhece metodologias de ensino que o preparam para realizar as atividades de professor.

Curso Superior de Tecnologia (Tecnólogo / Tecnológico)

O Curso Superior de Tecnologia, também conhecido como tecnológico, é um dos tipos de cursos mais novos, tendo sido regulamentado em 2002. A aceitação dessa modalidade entre as pessoas que desejam fazer uma faculdade já se mostra relevante.

Essa modalidade de ensino já responde por 17,8% das matrículas em faculdades. Entre 2015 e 2016, o ingresso em cursos tecnológicos aumentou 2,8%. Ambas as informações foram apontadas no Censo de Educação Superior 2016 do MEC.

A duração do curso tecnológico é menor que os outros tipos de faculdade, variando entre dois e três anos. Os conteúdos têm foco em conhecimentos práticos e preparam o aluno para atuar em uma área específica. Esse tipo de curso é ideal para quem deseja ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Neste post, você conheceu os tipos de cursos que pode fazer no ensino superior. O bacharelado é generalista e prepara o profissional para diferentes áreas de atuação. A licenciatura, por sua vez, é ideal para quem deseja dar aulas na educação básica.

Já o curso superior de tecnologia, o chamado tecnólogo, é adequado para quem deseja adquirir capacitação prática para ingressar mais rápido no mercado de trabalho. Sabendo dessas informações, você pode escolher entre as opções de faculdade que mais se aproxima dos seus objetivos profissionais.

Quer saber mais sobre o ensino superior e tudo o que ele pode lhe oferecer? Assine a nossa newsletter!

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!