EAD

Conheça a rotina de um estudante EAD e veja dicas

Postado em 17 de jun de 2022
Loading...

O estudante Rhendel Rodrigues, de 22 anos, é uma das 8 milhões de pessoas matriculadas em um curso superior a distância.

Esse número vem crescendo anualmente, de acordo com dados do Ministério da Educação. A flexibilidade de horários é o principal fator incentivador, já que é possível conciliar o trabalho e o estudo, além de contar com mensalidades mais acessíveis.

Essas vantagens foram decisivas para Rhendel, que escolheu fazer o curso de Comércio Exterior na modalidade EAD, pois desejava poder trabalhar na área e estudar ao mesmo tempo.

Eu procurava uma forma de estudar e já trabalhar com algo relacionado ao curso. Com isso em mente, cheguei no formato EAD”, conta o estudante.

Depois que começou a faculdade, ele passou para a próxima etapa de seu plano: encontrar um emprego ou estágio na área para colocar o aprendizado em prática.

Foi quando um familiar de Rhendel, que trabalha com Comércio Exterior, deu a ideia de o estudante buscar a empresa Trade Junior, que existe na instituição de ensino.

Fui até lá e deu certo", comemora Rhendel, "Hoje, faço um estágio em comércio exterior que é bem conceituado no mercado de trabalho”.

Quanto à escolha do curso, o estudante conta que foi um processo longo.

Formado em Filosofia, Rhendel nunca chegou a atuar na área. Deu aulas de inglês e começou um curso de Letras, que acabou abandonando.

Por gostar de conhecer outras culturas e interagir com pessoas de diferentes países, encontrei o curso de Comércio Exterior e estou gostando muito”, explica.

Assim como no caso de Rhendel, muitas instituições oferecem ao estudante EAD as mesmas oportunidades que existem para quem estuda presencialmente.

É possível frequentar a estrutura física da instituição de ensino, como as biblioteca e os laboratórios, além de participar de projetos de extensão e pesquisa, programas de estágios, palestras e eventos acadêmicos.

As semelhanças com o ensino presencial se estendem também ao fato de que várias aulas são ministradas pelos mesmos professores e o diploma de formação é exatamente igual, sem distinção se o curso foi feito a distância ou não.

Os estudantes também precisam completar todas as atividades, realizar provas e alcançar as notas necessárias para concluir as disciplinas.

🔵 Leia também: Estudar a distância é para você? Descubra agora!

Rotina exige disciplina

Estudar a distância traz diversas vantagens, como a facilidade de assistir as aulas na plataforma online no horário e dias que preferir. No entanto, é preciso ter disciplina para realizar todas as atividades e não deixar matéria acumular.

Rhendel Rodrigues conta que consegue conciliar bem a vida acadêmica com o estágio que está fazendo, mesmo pegando transporte público para chegar até o local de trabalho.

Todos os dias, ele chega em casa por volta das 15h30, descansa um pouco e começa a estudar.

No final do dia é quando me dedico ao curso. Faço isso praticamente todos os dias. Assisto às aulas, faço as atividades e trabalhos e tiro dúvidas com professores”, relata o estudante.

O EAD já faz parte da rotina de Rodrigues, mas ele tem consciência que é preciso muita disciplina para alcançar seu objetivo final.

Você tem que fazer todo dia um pouquinho, porque se deixar acumular, depois você não consegue entender o conteúdo e vai acabar indo mal nas provas”, recomenda.

Por já ter feito uma faculdade presencial antes, Rhendel pode afirmar que o modelo a distância não deixa nada a desejar, pois o curso vai muito além de assistir as videoaulas.

É diferente do presencial porque toda aula tem exercícios e você precisa estudar os materiais. Além disso, tem as provas finais também. Tem hora que parece que você estuda muito mais que o presencial, mas também aprende mais”, ele conta.

Para quem está pensando em começar uma faculdade a distancia, o estudante EAD dá algumas dicas para conseguir construir uma rotina. Veja a seguir:

  • Segundo Rhendel, a disciplina é a principal característica que a pessoa precisa desenvolver. “Você tem que entender que é preciso se dedicar, fazer as atividades e ler os materiais”, reforça.
  • Outra característica essencial, de acordo com o estudante, é a consistência. “Vai ter dias que você estará cansado e não vai conseguir. Aí é melhor descansar e depois ter disciplina novamente para correr atrás”, explica.
  • Por fim, Rhendel diz que o segredo é ter um bom cronograma de estudos. “Precisa ter um cronograma que possibilite que você estude todo o material e entenda o conteúdo a tempo. E também é importante deixar uma margem de tempo para os dias que você está cansado e também pra poder se aprofundar ou ir atrás daquilo que você não entendeu”, compartilha.

🔵 Leia também: Faculdade EAD vale a pena? As principais dúvidas sobre a modalidade

Mercado de trabalho

Uma preocupação recorrente por quem pensa em estudar no EAD é com relação à inserção no mercado de trabalho.

É fato que a concorrência está cada vez maior, mas não ter o ensino superior pode ser um empecilho muito mais significativo do que a modalidade do curso superior.

Além disso, cabe ao estudante avaliar a escolha da instituição e se dedicar para terminar o curso com bastante conhecimento e preparado para os desafios da carreira.

No caso de Rhendel, assim que o contrato de estágio acabar, ele pensa em procurar por uma colocação, mesmo não tendo terminado o curso.

Na Trade Junior, a gente tem contato com o dia a dia de uma empresa real de Comércio Exterior. Isso com certeza agrega muito no currículo. A expectativa é grande”, completa o estudante.

A disciplina, organização e proatividade que são necessárias para se concluir um curso à distância são características valorizadas no mercado de trabalho e deixar essas qualidade claras pode ser um bom diferencial.

Além disso, como o estudante EAD pode continuar trabalhando, ele tem a chance de já ingressar no mercado, adquirindo ainda mais conhecimento e se tornando ainda mais completo.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!