header-blog-do-EAD

Blog do EAD

Como fazer uma boa redação dissertativa

Postado em 4 de fev de 2019

Uma dúvida comum dos vestibulandos é como fazer uma boa redação para o vestibular. Essa etapa da prova tem grande importância e é também uma das que deixam os candidatos mais ansiosos. Este é o seu caso?

Para ajudar você a se preparar e ir para a prova com mais tranquilidade e segurança, fizemos este post para apresentar dicas de como fazer uma boa redação dissertativa. Vale esclarecer que a dissertação é o gênero mais recorrente nos vestibulares do país e, por isso, daremos atenção exclusiva a ele aqui. Vamos em frente?

 Afinal, o que é uma redação dissertativa?

O primeiro ponto que precisamos abordar para que você entenda como fazer redação dissertativa é o gênero textual em questão. É importante ter clareza das características desse gênero para se certificar de saber como construir o seu texto seguindo a proposta apresentada no enunciado da redação.

Na dissertação, o candidato deve apresentar suas ideias com base no enunciado, nos textos de apoio apresentados para esta etapa da prova e em seus conhecimentos, desenvolvendo sua argumentação de forma lógica, e finalizar com uma conclusão.

Em geral, a redação dissertativa é escrita na terceira pessoa do singular, mas em algumas provas é permitido que o candidato escreva em primeira pessoa. Certifique-se se existe alguma orientação nesse sentido no enunciado da questão.

Como começar uma redação dissertativa

Saber como começar uma redação dissertativa é fundamental para entender como construir o restante do texto de forma coerente e coesa, por isso, apresentamos algumas das diferentes formas de fazê-lo:

  • Apresentando o seu ponto de vista logo na introdução e depois desenvolvendo sua argumentação;
  • Criando perguntas a partir do tema proposto. A ideia é usar essas indagações como ponto de partida para apresentar a sua ideia;
  • Apresentando uma definição ao tema proposto para a prova de redação;
  • Contra-argumentando uma ideia oposta àquela que você pretende defender ao longo de seu texto;
  • Fazendo a contraposição de argumentos possíveis e relacionados à temática indicada;
  • Apresentando dados, fatos históricos ou referências atuais para embasar o desenvolvimento de suas ideias;
  • Reproduzindo e comentando uma citação que seja adequada à proposta da redação e à ideia que você planeja defender.

O que mais apresentar na redação dissertativa

Depois da elaboração da introdução, há mais que você precisa saber sobre como fazer uma boa redação dissertativa: como desenvolver os argumentos que sustentam o seu ponto de vista.

Na dissertação, o candidato se baseia em sua própria opinião sobre o tema proposto tanto para criar e apresentar suas ideias, quanto para argumentar em sua defesa. Porém, é importante que seu ponto de vista conte com a ajuda de dados relevantes e é por essa razão que acompanhar o noticiário e se informar sobre acontecimentos atuais é fundamental para a sua preparação.

Para esta etapa, também é interessante recorrer aos textos de apoio, imagens ou charges que comumente acompanham o enunciado da redação. Lembre-se, porém, de que você não pode escrever como se o leitor de seu texto também tivesse acesso a esses materiais.

Em outras palavras, você não deve escrever algo como "a imagem apresentada acima indica que…" ou "segundo os dados apresentados no enunciado...". Diferente disso, você precisa trazer esses elementos de forma independente e incorporá-los em seu texto.

Por fim, como haveria de ser, a conclusão é fator chave de como fazer uma boa redação dissertativa. Os argumentos que você apresentar devem levar a um desfecho que amarre todas as ideias inseridas no texto e comprove o ponto de vista que você defendeu.

Preparado para enfrentar a redação e ingressar no ensino superior? 

 

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!