header-blog-do-EAD

Blog do EAD

Buscando recolocação no mercado de trabalho? Fique atento as dicas!

Postado em 15 de ago de 2019

Se você está buscando a recolocação no mercado de trabalho, já deu o primeiro passo e se afastou do contingente de desalentados (quem desiste de procurar uma vaga), que já soma mais de 4,8 milhões de pessoas no Brasil. A moral da história é: não desista.

Sim, não está fácil. Crise financeira, mercado instável e incertezas econômicas interferem na vida de todos, mas exatamente por isso é mais importante ainda manter o foco e se reinventar continuamente. Aliás, é por isso que criamos este artigo, para ajudar na sua recolocação no mercado de trabalho.

Como encontrar um (novo) emprego?

Como citamos antes, é preciso manter-se firme. É hora de encarar sua busca por um emprego com disciplina e organização. Se você está no time dos que sim, têm emprego, mas se encontram insatisfeitos com o posto atual (como cerca de 90% dos trabalhadores corporativos), vale o mesmo.

Mas, vamos ao que interessa. Veja o que você pode fazer para ter mais chances na sua busca de recolocação no mercado de trabalho:

Revise suas habilidades, capacitações e currículo

No que você é bom, que acredita que desenvolve com facilidade e, por que não, até mesmo lhe satisfaz? Essa é exatamente a hora de saber o que você quer fazer, pra onde quer seguir e gostaria de fazer. Ou seja, este é um momento único, no qual o mais importante é definir o sentido do seu futuro.

Seja pelos seus interesses e capacitações anteriores, tudo isso precisa figurar no seu novo currículo. Quais são as suas experiências profissionais, suas maiores habilidades? Inclua as atividades desenvolvidas no período em que você ficou fora do mercado, sejam trabalhos freelancer ou capacitações.

Cursos para recolocação no mercado de trabalho

Por falar em capacitações, sabia que existem workshops e cursos para recolocação no mercado de trabalho? Nestes, você é estimulado a continuar sua busca, mas com todas as ferramentas necessárias para facilitar a volta a um posto formal.

Entre outras informações, o conteúdo programático pode incluir tópicos relacionados ao processo de contratação, comportamento durante entrevistas, necessidade de aprimoramento permanente, como encarar avaliações, testes e até mesmo como negociar a remuneração.

Reative suas redes de contatos

Cultivar os seus relacionamentos é uma das melhores saídas para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho. Lembra do famoso Q.I. (quem indica)? Sua próxima vaga pode sair exatamente por meio de uma sugestão de amigos ou ex-colegas que atualmente encontram-se inseridos no mercado.

E fique atento, você precisa fazer isso tanto no mundo off-line como na internet. No ambiente on-line, não há uma melhor forma de cultivar contatos profissionais do que apostando no LinkedIn. Na plataforma, não deixe de pedir recomendações. Uma boa recomendação pode lhe passar à frente de muitos outros candidatos.

Organize suas buscas de emprego

E lembra que comentamos que quem está buscando recolocação no mercado de trabalho precisa encarar essa atividade como um trabalho em si? Você não precisa passar o dia todo, todos os dias, dedicando-se a isso, até mesmo para não deixar outras atividades como lazer e tempo para a família de lado.

Mesmo assim, é mais do que interessante planejar suas buscas, estabelecer horários fixos para suas atividades, sejam elas atualizar seu currículo, distribuí-lo em páginas de buscas de emprego, saindo a campo para contatos mais diretos ou até mesmo seus novos cursos e capacitações precisam estar bem-estruturados.

Esperamos que este artigo possa lhe ajudar na sua recolocação no mercado de trabalho. Aqui, no nosso blog, vamos continuar abordando este assunto para fornecer mais informações úteis e facilitar seu retorno triunfante às atividades profissionais remuneradas. Boa sorte e não deixe de inscrever-se em nossa newsletter para receber dicas em primeira mão!

 

Blog do EAD

Por Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!