O que estuda a Biomedicina e quais as áreas de atuação profissional

Postado em 3 de fev de 2023
Loading...

A pandemia fez com que Jaqueline Góes de Jesus conquistasse as manchetes dos jornais brasileiros em 2020. A biomédica e pesquisadora fez parte da equipe brasileira que sequenciou o genoma do Coronavírus após 48 horas da confirmação do primeiro caso da covid-19 no país.

Jacqueline é um exemplo de uma categoria profissional fundamental para o desenvolvimento da ciência e da promoção da saúde na sociedade: as biomédicas e os biomédicos.

Eles são os grandes responsáveis pelo estudo de doenças a nível celular, além de propor soluções para situações de epidemia e pandemia, ao entender o comportamento de vírus e bactérias. Você tem vontade em trabalhar nessa área, mas ainda não sabe muito bem qual curso fazer?

As informações deste guia sobre a faculdade de Biomedicina vão te ajudar a tomar uma decisão. Confira o que você vai ver por aqui:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é Biomedicina?

A Biomedicina é o campo científico que integra os conhecimentos da Biologia e da Medicina para identificar o que está por trás de patologias. Essa área estuda microrganismos, atua na prevenção e diagnóstico de enfermidades, além de aprimorar tratamentos médicos e vacinas.

A biomédica ou biomédico, o profissional que trabalha com Biomedicina, é responsável por investigar doenças que podem afetar a saúde humana, de animais e de plantas num esforço para combater os efeitos danosos delas sobre organismos.

No Brasil, os primeiros cursos de Biomedicina surgiram em 1966. Na época, eles se chamavam “Ciências Biológicas - Modalidade Médica”. Apenas em 1979 a profissão de biomédico foi regulamentada pela Lei Federal nº 6.684.

A diferença entre Biomedicina e Medicina

A relação entre a Medicina e a Biomedicina é de troca constante. Isso porque, enquanto o biomédico atua detectando doenças e encontrando curas para combatê-las, o médico faz o tratamento e o acompanhamento do paciente.

O foco do médico está no paciente, enquanto o foco do biomédico está na doença. Por isso que, ao contrário dos médicos, profissionais graduados em Biomedicina não podem realizar cirurgias ou prescrever medicamentos.

A diferença entre Biomedicina e Farmácia

Os cursos de Biomedicina e Farmácia podem parecer semelhantes à primeira vista, já que o foco dos dois profissionais está na doença, mas a diferença fica na atuação.

Enquanto o biomédico estuda a doença e busca sua cura, o farmacêutico estuda substâncias químicas e desenvolve medicamentos e cosméticos a partir delas. Dessa forma, o foco da Farmácia são as substâncias químicas e como elas afetam o corpo humano.

🔵 Leia também: Conheça 34 áreas da biomedicina e descubra qual combina mais com você

O que faz um biomédico?

De acordo com o CBO 2212-05, que trata das ocupações do biomédico:

Analisam amostras de materiais biológicos, bromatológicos e ambientais. Para tanto, coletam e preparam amostras e materiais. Selecionam equipamentos e insumos, visando ao melhor resultado das análises finais para posterior liberação e emissão de laudos. Desenvolvem pesquisas tecnicocientíficas. Atuam em bancos de sangue e de células-tronco hematopoiéticas. Operam equipamentos de diagnósticos por imagem e de radioterapia. Participam na produção de vacinas, biofármacos e reagentes. Executam reprodução assistida e circulação extracorpórea. Podem prestar assessoria e consultoria tecnicocientífica. Trabalham seguindo normas e procedimentos de boas práticas específicas de sua área de atuação.

Aqui vale abrir um parêntese e explicar o que são os materiais bromatológicos. São os alimentos que ingerimos no dia a dia. É função do profissional da área analisar a composição química, o valor energético e os efeitos de um determinado alimento no corpo humano.

Fechando o parêntese, podemos dizer que o dia a dia desses profissionais é marcado por pesquisa, estudo e análise. Eles se dedicam a cursos complementares com frequência para poder encontrar os melhores procedimentos e soluções.

Dependendo da empresa ou instituição onde trabalha, o dia a dia pode conter um pouco mais de movimento, como é o caso das agências de vigilância, por exemplo.

De forma geral, o biomédico tem grande impacto e importância na área da saúde. Isso porque ele estuda doenças, causas, agentes e pode ir em busca de uma vacina que ainda não existe. Também pode atuar em tratamentos genéticos, células tronco e tratamentos de fertilidade.

No setor público, o biomédico pode trabalhar na saúde pública em agências de vigilância sanitária, como a ANVISA, monitorando indústrias, empresas e produtos de consumo, tudo para evitar riscos à saúde do consumidor.

🔵 Leia também: Gestão hospitalar: o que faz quem trabalha na área?

Quanto ganha um biomédico?

No Brasil, uma pessoa formada em Biomedicina recebe R$ 2.870,91 por mês, em média, sendo o teto salarial de R$ 5.128,49.

As informações são do site Salário.com.br, com base nos dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, coletados entre junho de 2022 e junho de 2023.

Hoje não há um piso salarial nacional para a categoria. O valor da remuneração vai depender do acordo coletivo promovido entre sindicatos e empresas da região de atuação do profissional.

 

 

 

O que é preciso para atuar como biomédico?

Para atuar como biomédica ou biomédico, o mínimo é a formação a nível de graduação em Biomedicina. Também é obrigatório o registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) do estado onde atua:

  • CRBM 1ª Região: jurisdição sobre os estados de Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo;
  • CRBM 2ª Região: jurisdição sobre os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe;
  • CRBM 3ª Região: jurisdição sobre os estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins, além do Distrito Federal;
  • CRBM 4ª Região: jurisdição sobre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima;
  • CRBM 5ª Região: jurisdição sobre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina;
  • CRBM 6ª Região: jurisdição sobre o estado do Paraná.

Quanto a interesses, o profissional precisa gostar da área da saúde e das Ciências Biológicas, além de ser necessário não ter fobias relacionadas a contato com sangue, doenças, corpo humano e agulhas por conta das funções do dia a dia.

Um fator essencial é gostar de aprendizado constante e de se manter atualizado, isso porque a Biomedicina é uma área muito ligada a inovações e novas tecnologias.

Dentre as habilidades de um profissional de Biomedicina, podemos citar o pensamento analítico para tomada de decisão, liderança, boa comunicação e confidencialidade.

Muitas dessas habilidades são desenvolvidas ao longo da graduação em Biomedicina.

🔵 Leia também: Ciências Biológicas: o que faz, salário e como funciona a graduação

Como funciona a faculdade de Biomedicina

A faculdade de Biomedicina pode ser oferecida como um bacharelado ou uma licenciatura, dependendo da instituição de ensino superior escolhida. Ela pode ser cursada nas modalidades semipresencial ou presencial.

A faculdade de Biomedicina tem duração de 4 anos, em média.

A grade curricular da faculdade de Biomedicina

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), toda graduação em Biomedicina deve contemplar os seguintes conteúdos básicos:

  1. Ciências Exatas: os processos, os métodos e as abordagens físicos, químicos, matemáticos e estatísticos como suporte à Biomedicina.
  2. Ciências Biológicas e da Saúde: conteúdos teóricos e práticos de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos, microbiológicos, imunológicos e genética molecular em todo desenvolvimento do processo saúde-doença, inerentes à Biomedicina.
  3. Ciências Humanas e Sociais: conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais. Também deve abordar conteúdos envolvendo a comunicação, a informática, a economia e gestão administrativa em nível individual e coletivo.
  4. Ciências da Biomedicina: conteúdos teóricos e práticos relacionados com a saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nas áreas de citopatologia, genética, biologia molecular, ecoepidemiologia das condições de saúde e dos fatores predisponentes à doença e serviços complementares de diagnóstico laboratorial em todas as áreas da Biomedicina. 

Isso significa que o estudante de Biomedicina vai aprender sobre anatomia, bioquímica molecular, bioengenharia, citologia, citopatologia, genética e hematologia ao longo da graduação. A coleta e análise de amostras biológicas fazem parte do processo de aprendizagem.

Também é necessário fazer um estágio supervisionado e entregar um trabalho de conclusão de curso (TCC) para receber o diploma.

Onde fazer Biomedicina com bolsa de estudos

Confira uma lista de instituições de ensino superior que oferecem a faculdade de Biomedicina na modalidade semipresencial e contam com programas de bolsa de estudos

Todas as instituições acima são reconhecidas pelo MEC e tiveram notas máximas na avaliação de qualidade da pasta. Não deixe essa oportunidade passar!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!