Gestão da produção industrial: o que é, curso e mercado de trabalho

Postado em 6 de fev de 2023
Loading...

O setor industrial é um dos mais estratégicos para o Brasil. Afinal, o crescimento do país depende de uma uma indústria forte, competitiva e capaz de inovar.

Para isso, além de contar com técnicos e engenheiros, o setor industrial também precisa do trabalho de um outro profissional: o tecnólogo em produção industrial.

Você conhece essa carreira? Continue a leitura e entenda mais sobre a área de gestão da produção industrial. É uma profissão muito promissora e repleta de oportunidades.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é gestão da produção industrial?

Gestão da produção industrial é o processo de planejamento, organização e controle da produção de bens e serviços em uma indústria.

Ela inclui atividades de definição de objetivos, escolha de métodos de produção, alocação de recursos, monitoramento de desempenho e avaliação de resultados. A intenção é garantir que a produção seja eficiente, eficaz e alinhada às necessidades do mercado e dos clientes.

🔵 Leia também: Engenharia de produção: o que faz, salário, grade e nota de corte

O que faz um profissional de gestão da produção industrial?

O profissional da área desempenha um papel importante ao planejar, organizar e controlar a produção, monitorando o desempenho e implementando soluções para melhorar a eficiência e a qualidade da produção.

Algumas das tarefas de rotina incluem:

  • Definir objetivos e metas para a produção;
  • Escolher métodos e processos de produção;
  • Alocar recursos, incluindo mão de obra, equipamentos e matérias-primas;
  • Monitorar o desempenho da produção e identificar pontos de melhoria;
  • Implementar soluções para melhorar a eficiência e a qualidade da produção;
  • Analisar dados e métricas para avaliar a eficácia da gestão da produção;
  • Tomar decisões estratégicas para otimizar a produção.

O objetivo principal do profissional em gestão da produção industrial é garantir que a produção seja eficiente, eficaz e alinhada às necessidades do mercado e dos clientes, contribuindo para o sucesso da empresa.

🔵 Leia também: O que faz um operador logístico?

Mercado de trabalho em gestão da produção industrial

A indústria brasileira foi responsável, em 2021, por 22,2% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) e por 71,8% das exportações de bens e serviços do país, de acordo com levantamento estatístico da Confederação Brasileira da Indústria (CNI).

Diante desse cenário, o setor tem demandado cada vez mais profissionais qualificados para atuar nas diversas frentes industriais. Automobilística, eletroeletrônica, tecnologia da informação, alimentos e metal-mecânicas são apenas alguns dos exemplos de segmentos industriais em que o tecnólogo em produção industrial pode atuar.

Mas, as oportunidades não param por aí: por serem profissionais especializados em redução de custos, qualidade e aumento da produtividade, os profissionais de produção industrial também encontram espaço nos setores de varejo e serviços.

Eles são estratégicos para elaborar o arranjo de centrais de atendimento e distribuição de produtos em armazéns, por exemplo, visando sempre o aumento da eficiência nesses locais.

Sendo assim, os tecnólogos em gestão da produção industrial encontram um mercado de trabalho extremamente aquecido e com boas perspectivas de remuneração.

🔵 Leia também: 6 cursos de gestão para quem quer iniciar uma carreira de sucesso

Quanto ganha um tecnólogo em Gestão da Produção Industrial?

O salário do tecnólogo em produção industrial, segundo o Educa Mais Brasil, fica entre R$ 1.732,19 e R$ 7.147,00, dependendo da senioridade e porta da empresa contratante.

O ideal é que, ao escolher essa profissão, você se mantenha sempre atualizado e busque especializações que complementem sua formação. Assim, seus ganhos podem se tornar maiores com o passar do tempo.

 

 

 

Como é o curso de gestão da produção industrial

Para se tornar um profissional da área, é importante ter a formação necessária. E o curso de Gestão da Produção Industrial é um tecnólogo que foca nas necessidades desse mercado.

Com duração de três anos, essa graduação prepara o estudante para gerenciar todos os processos de fabricação — do recebimento de matérias-primas ao controle de qualidade.

Oferecido na modalidade presencial ou EAD, o curso de Gestão da Produção Industrial é ideal para quem se identifica com atividades de planejamento, organização e controle de qualidade.

Durante o curso, o aluno tem aulas teóricas e práticas que o preparam para um mercado competitivo, porém cheio de oportunidades. Alguns dos conhecimentos que o aluno adquire ao longo do curso são:

  • Modelagem de espaços físicos;
  • Tecnologias aplicadas à indústria;
  • Projeto de fábricas sustentáveis;
  • Física do movimento;
  • Gestão de custos;
  • Administração;
  • Modelagem de sistemas;
  • Entre outros.

🔵 Leia também: Para que serve um curso de Logística? Tudo sobre a graduação

Estude Gestão da Produção Industrial EAD

Se interessou pela carreira de gestor da produção industrial? Confira uma lista de instituições de ensino superior que oferecem esse curso na modalidade EAD com bolsa de estudos:

Todas as instituições acima oferecem graduações em Gestão da Produção Industrial EAD reconhecidas pelo MEC, com altos índices de qualidade nos principais indicadores da pasta

comece hoje mesmo a trilhar o caminho para se tornar um profissional de sucesso!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!